| No momento da raiva, ao que indicam essas pessoas, as ofensas mais comuns parecem girar em torno de palavrões e xingamentos diretos, gestos agressivos e comentários depreciativos sobre suas habilidades de direção, crítica mais recebida pelas mulheres (47%) que por condutores homens (45%). | | Palavrões fazem parte do linguajar de 46% dos brasileiros
Embora
reconheçam a importância de trocas tranquilas durante um conflito no
trânsito, boa parte dos entrevistados afirmam que isso nem sempre é
possível, identificando problemas na própria comunicação com outras
pessoas.
O uso de palavrões, por exemplo, foi apontado por 46% dos respondentes,
que admitiram não dispensar termos de baixo calão para extravasar a
própria irritação nas ruas e avenidas por aí. Para 6% deles, aliás, a
linguagem chula não surge apenas vez ou outra em eventuais brigas, mas é
algo que praticamente acompanha suas interações diárias com outras
pessoas.
Recorrer
a xingamentos, cabe dizer, ainda aparece entre as reações mais comuns
ao se ouvir uma ofensa no trânsito, tendo em vista que retribuir insultos com novos palavrões foi eleito um dos principais comportamentos diante de uma discussão —
mesmo com a maioria dos brasileiros enfatizando evitar qualquer tipo de
confronto (64,4%) ou responder os “caça-briga” de maneira educada e
calma (19,6%).
Entre gentis e mal-educados
Mas,
afinal, em um país com tantas ocorrências de intolerância no trânsito,
de que forma pessoas de regiões diferentes avaliam os condutores e
pedestres de outros estados nos quesitos gentileza e falta de educação
nas ruas? Ou melhor, haveria locais no Brasil onde os residentes
demonstram ter maior paciência no trânsito, na contramão dos muitos
“brigões” espalhados por aí?
Atestando que sim, existem diferenças regionais para o comportamento no trânsito, segundo os entrevistados, seriam três os estados com o maior número de pessoas rudes nas estradas: São Paulo (36,2%), Rio de Janeiro (20%) e Bahia (6,6%), que lideram o pódio dos comportamentos mais indelicados ao lado dos habitantes do Ceará (3,2%) e Pernambuco (3,2%). | | As
populações mais gentis, por outro lado, estariam em dois estados nos
quais as pessoas são comumente associadas a atributos como cortesia,
etiqueta e organização: Santa Catarina (13,4%) e Rio Grande do Sul (12,6%), cujo título também se estende aos mineiros (10,8%). | | Viriam entre os campeões na gentileza, logo em seguida, os condutores e pedestres do Distrito Federal (9%) e Paraná (10,8%) —
este último tornando toda a região sul, na visão dos entrevistados pela
Preply, aquela que mais tem dado bons exemplos nas ruas, avenidas e
estradas.
"Uma
boa comunicação durante a condução é crucial para a segurança", comenta
Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply. “Seja paciente, use
sinais gestuais quando necessário, aprenda os sinais de trânsito locais
ao viajar e, acima de tudo, promova o respeito e a compreensão na
estrada.”
Metodologia
Para
investigar detalhes sobre a comunicação dos brasileiros no trânsito,
durante o mês de maio, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em
todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao
total de 10 questões, que exploraram experiências envolvendo agressão
verbal e física, o uso de palavrões nas ruas e estradas e as atitudes
que costumam estimular conflitos entre condutores e pedestres. A
organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings,
onde é possível conferir o percentual de cada alternativa apontada
pelos entrevistados.
Sobre a Preply A
Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta
professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o
mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas,
impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda
os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em
2012, por três ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro
Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma
empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes,
com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev. |
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