Como a Inteligência Artificial pode otimizar o CX na jornada de atendimento das instituições financeiras?
*Por André Costa
Clique aqui para visualizar a foto de André Costa, Executivo de Vendas da NICE
Nos
últimos anos, acompanhamos uma rápida digitalização do setor bancário.
De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, o número
de contas correntes abertas em 2022 foi de 46,2 milhões. E desse total,
63% foram abertas em canais digitais (mobile banking e internet
banking). Pelo segundo ano consecutivo, o número de contas abertas em
canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos. O estudo
ainda mostra que das 469 milhões de contas ativas (contas correntes,
conta poupança e conta social digital para PF e PJ) com movimentação no
segundo semestre de 2022, 45% são utilizadas através do mobile banking.
Com
o surgimento do Open Finance, o consumidor encontrou um ambiente mais
dinâmico e a possibilidade de se relacionar com diversas organizações de
serviços financeiros, sem burocracia. Além de manterem contas em
diferentes instituições bancárias (tradicionais e digitais), os clientes
ainda encontram ofertas financeiras em fintechs e empresas de fora do
segmento – como e-commerce, viagem, mobilidade e delivery – que já
contam com o embedded finance. Trata-se de um movimento que vem
se consolidando nessas plataformas, conhecido como BaaS – Banking as a
Service. Nesse ambiente de competição acirrada, a identificação do
cliente com a marca e a experiência satisfatória durante sua jornada,
tornaram-se um grande diferencial.
Abordar a importância do
Customer Experience (CX) neste cenário é crucial para compreender a
complexidade das relações financeiras modernas. A capacidade de oferecer
uma jornada de atendimento customizada, apoiada pela análise de dados
em tempo real e pela comunicação mais humanizada, é a chave para as
instituições financeiras se destacarem. Ao identificar as necessidades e
preferências dos consumidores, os bancos podem, por exemplo, oferecerem
produtos e serviços hiperpersonalizados.
Para isso, é
fundamental que a plataforma de CX escolhida seja impulsionada por
Inteligência Artificial (IA) e tenham modelos de linguagem treinados e
com foco em experiência do cliente, para que as interações estejam em
sintonia com as melhores práticas de Customer Experience. Assim, a
solução auxiliará as instituições financeiras a encontrarem insights
valiosos para impulsionar suas estratégias de negócios. Além disso,
temos o uso da IA generativa, que possibilita a criação de conteúdo
personalizado, estabelecendo uma conexão mais profunda e elevando a
experiência conversacional com os clientes.
Portanto, o segredo
para se diferenciar nesse mercado tão competitivo não se encontra apenas
na oferta de produtos, mas sim na entrega de uma experiência
excepcional. As empresas que conseguirem entender e antecipar as
necessidades de seus clientes, oferecendo uma jornada personalizada e
humanizada, irão se sobressair na indústria financeira, consolidando-se
como líderes do mercado.
*André Costa é Executivo de Vendas da NICE
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