Índice de Ruptura da Neogrid mostra que no último mês houve menos variedade de ovo, azeite, batata palha, leite condensado, achocolatado e açúcar
São Paulo, setembro de 2023 – A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, divulga o Índice de Ruptura de agosto, elaborado com base na análise de 92 categorias de produtos vendidos nos supermercados. Segundo o material, a média geral de indisponibilidade no mês teve ligeiro recuo em relação a julho (0,2%), atingindo 13,4%.
O estudo também mostra que os itens com menor variedade de marcas nas prateleiras e crescente indisponibilidade, na comparação com julho, foram ovo (16,2%), azeite (13,3%), batata palha (13%) e leite condensado (12,9%).
Entre esses produtos, apesar de o ovo ser o mais ausente, a batata palha foi a mercadoria com maior variação ante o mês anterior - em que a ruptura foi de 9,4%. O versátil alimento, utilizado do estrogonofe ao cachorro-quente, apresentou o menor estoque médio do ano, com cerca de 100 mil unidades a menos do que em julho.
De acordo com a Horus, plataforma de inteligência de mercado que é parte do ecossistema Neogrid, a ruptura de agosto é um reflexo da queda dos preços desses produtos no mês anterior, o que fez com que os ovos brancos ficassem 7,14% mais baratos, o azeite extravirgem atingisse um valor 2,61% menor, a batata palha tivesse uma redução de 2,06% e o leite condensado custasse 7,93% a menos.
Já em agosto, a tendência de preços muda, uma vez que como mostra a Horus, neste mês específico, o ovo apresentou aumento de 11%, o azeite de 10,4%, a batata palha de 6,4% - alcançando a maior alta dos últimos 12 meses - e o leite condensado de 9,4%.
O levantamento revela que o açúcar e o achocolatado também tiveram altas rupturas – 14% e 13,2%, respectivamente. Contudo, o primeiro, que vinha apresentando aumento de indisponibilidade desde fevereiro, esteve 2,8% mais presente nas gôndolas do que em julho. O segundo também teve uma redução de falta, mas menos expressiva: 0,2%.
Quanto ao preço, a Horus mostra que os alimentos tiveram comportamento semelhante aos quatro citados primeiramente: redução do valor em julho e aumento em agosto de 12,1% no achocolatado em pó e de 10,04% nos açúcares refinado e cristal.
Sobre a Neogrid
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. Link
Informações da Neogrid para a imprensa
RPMA Comunicação
neogrid@rpmacomunicacao.com.br
Priscila Zucas - (11) 99433-6836
João Ribeiro - (11) 98151-3704 Fabiano Oliveira - (11) 99287-5957
Nenhum comentário:
Postar um comentário