Cerca de 700 profissionais e estudantes de enfermagem participaram do I Fórum da Enfermagem Baiana na Urgência e Emergência, que aconteceu na segunda (25) e terça-feira (26), em Salvador. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), contou com palestras de profissionais renomados, mesas redondas e trocas de experiências sobre o tema.
“Este fórum faz parte da estratégia do Coren-BA de promover capacitação com temáticas variadas, sempre em sintonia com o interesse dos profissionais de enfermagem. Através do programa Capacita Coren-BA, já realizamos atividades em mais de 200 municípios, envolvendo cerca de 30 mil profissionais”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
O fórum teve o objetivo de discutir a evolução da área, a história do Suporte Imediato de Vida (SIV), a força de trabalho do SAMU, a atuação dos profissionais de Enfermagem no Brasil e a importância da Portaria 2048, que regulamenta o exercício e importância da categoria na urgência e emergência.
Entre os assuntos abordados, destaque para a evolução da enfermagem brasileira na urgência e emergência, o empoderamento da mulher à frente dos sistemas de saúde, abordagem inicial à vítima de trauma, o enfrentamento e a superação da violência ocupacional e um relato de experiência da força nacional do SUS na Missão Yanomami.
O fórum também abordou questões éticas e legais, a política nacional da enfermagem e contou com um momento voltado para a saúde mental dos profissionais, com práticas integrativas complementares. Figuraram entre os palestrantes o conselheiro do Coren-RJ, Paulo Afonso, além do Deputado Distrital do Distrito Federal, Jorge Vianna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário