*Por Diego Pontes
Uma
das datas mais esperadas pelos brasileiros se aproxima: o Natal. Mesmo
sendo um ano de pandemia, 2021 movimentou positivamente o comércio do
País. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),
em parceria com a Offer Wise Pesquisas, os brasileiros estão mais
otimistas e, por isso, as compras de Natal deste ano injetarão
aproximadamente R$ 68,4 bilhões em nossa economia. Este valor equivale a cerca de 123,7 milhões de consumidores voltando às compras, graças ao avanço da vacinação e a ampliação do funcionamento dos comércios nas cidades.
Com este aumento brusco nas demandas, muitas empresas viram a
necessidade de digitalizar seus processos internos para garantir seus
estoques, matérias-primas e mitigar possíveis riscos em suas cadeias de
suprimentos e de transportes, principalmente durante as grandes
temporadas de vendas, como Black Friday e Natal.
Neste processo de digitalização, alguns pontos são essenciais para
tornar e manter o processo logístico mais eficiente, assertivo e menos
trabalhoso. Confira algumas dicas:
1 - Planejamento antecipado
Geralmente, o planejamento para de vendas para o Natal tem início no
mês de agosto. Desta forma, todas as empresas envolvidas na operação,
desde a importação de insumos/matéria-prima até a entrega do produto ao
consumidor final, conseguem alinhar seus estoques para garantir a
demanda da temporada. Um dos recursos mais utilizados no mercado para
gerenciar o volume de cargas, de acordo com a demanda do momento, são
os softwares de previsão e planejamento de demandas. Inserindo
informações de temporadas passadas e demais dados referentes ao negócio
é possível gerar previsões de estoques e vendas com acuracidade
máxima.
2 - Gerenciamento do processo logístico em tempo real
Tanto para os embarcadores quanto para as empresas que transportam as
cargas, o gerenciamento do processo logístico é essencial para manter o
planejamento cada vez mais assertivo. Temos hoje no mercado
ferramentas modernas, com sistemas de rastreamento de carga inovadores,
que permitem a verificação do status de todas as cargas em todos os
modais disponíveis, desde a origem até o destino final. Elas trazem
muitas facilidades, como pesquisa de embarque por modal, termo de
busca, além de formatar relatórios de KPIs, de acordo com a necessidade
do cliente.
3 - Ferramentas para gerenciamento de risco
Esta é uma etapa de fundamental no processo logístico, pois auxilia
as empresas a evitar grandes prejuízos durante as operações de
armazenamento e transporte. Roubo de cargas, armazenamento incorreto,
acidentes, multas e penalidades são alguns dos riscos com probabilidade
considerável. Para mitiga-los é necessário utilizar uma estratégia
eficiente, que garanta a entrega de acordo com as normas de qualidade.
Para esta etapa do processo, existem diversas tecnologias que podem ser
implantadas conforme o planejamento de cada carga. Há soluções
personalizáveis, com algoritmos poderosos, que auxiliam na otimização e
execução de rotas em tempo real. Outras desvendam alguns gargalos de
eficiência para melhorar a experiência do cliente. Neste processo,
adequar soluções de acordo com a realidade local é essencial.
4 - Integração de sistemas
Além de eliminar o retrabalho e as informações duplicadas, a
integração dos sistemas que envolvem o processo logístico dá a
oportunidade para que outros setores da companhia e até colaboradores
de outros escritórios tenham acesso às informações do cliente, podendo,
assim, auxiliá-lo a qualquer momento em um embarque ou em uma cotação.
5 - Atendimento contínuo em diferentes plataformas
Nesses novos tempos, ter acesso às informações a qualquer
momento é algo esperado pelos clientes. Sabemos que a opinião dos
nossos clientes é algo que suma importância. Por isso, a qualidade no
atendimento é fator de escolha para fechar ou dar continuidade a um
novo negócio. Diversas companhias têm investido fortemente na
digitalização de seus sistemas de atendimento ao cliente, implementando
novas ferramentas como o contato via Whatsapp, chatbot, dentre outros.
Neste caso, o ideal é somar os novos canais aos de atendimento humano e
e-mail para garantir a melhor experiência a seus parceiros. Na era
digital, o investimento em CX é o caminho mais rápido e assertivo para
fidelizar o cliente e conquistar novos admiradores da sua marca.
*Diego Pontes é Gerente de Tecnologia e Negócios da Asia Shipping.
Atendimento à imprensa Asia Shipping
DFREIRE Comunicação e Negócios - +55 11 5105-7171
Debora Freire: debora@dfreire.com.br
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Élida Gonçalves: elida@dfreire.com.br
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