A Volkswagen anunciou a suspensão da produção de veículos em três de suas fábricas no Brasil a partir de 21 de junho. A paralisação será de 10 dias e envolverá as plantas de São Carlos, São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais.
O motivo é a falta de semicondutores, que afeta a cadeia global de suprimentos dos fabricantes de veículos. A paralisação afetará a produção dos modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro, feitos no ABC paulista.
Também os modelos Fox e T-Cross serão atingidos na fábrica paranaense, enquanto a produção de motores no interior de São Paulo será impactada. Apenas os modelos Gol e Voyage continuarão com a fabricação regular em Taubaté.
Com a crise global de chips atingindo fortemente o Brasil, a Volkswagen não descarta mais paralisações no país por conta da falta dos componentes, necessários para controlar as funcionalidades dos veículos.
Em nota, a montadora diz: “novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil”.
A VW expõe as causa do problema: “uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente (telecomunicação, computação, eletroeletrônicos e smartphones). Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen”.
Esse problema tem afetado diversos fabricantes no país, chegando mesmo a ser registrado pelo menos 26 fábricas com paralisações ou redução de trabalho por falta de semicondutores.
O caso mais emblemático é o da General Motors, cuja produção em Gravataí está parada desde março e só será retomada em julho. Líder há seis anos, o Onix simplesmente despencou para fora do Top 10, assim como o Onix Plus.
[Fonte: Automotive Business]
Nenhum comentário:
Postar um comentário