MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de junho de 2021

Com altos e baixos, Ciro Gomes está largando na frente nessa disputa pela terceira via

 




Resultado de imagem para pesquisas charges

Charge do Newton Silva (Arquivo Google)

Carlos Newton

Depois da pesquisa DataFolha que em maio deu Lula e Ciro Gomes derrotando Jair Bolsonaro no segundo turno, saiu em junho o levantamento do XP/Ipespe, dando conta de Lula havia ampliado a vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, livrando nove pontos, com a confirmação de que o atual presidente também perderia para Ciro Gomes, com diferença de quatro pontos. É claro que esses resultados causaram enorme preocupação ao Planalto.

Nesta quinta-feira, dia 17, mais uma pesquisa foi divulgada, desta vez pelo Instituto Paraná, encomendada pelo PSL, partido que elegeu Bolsonaro e agora volta a negociar a filiação dele. E o resultado foi bem diferente.

EMPATE TÉCNICO – O levantamento do Instituto Paraná, feito por abordagens residenciais em 156 municípios, indicou que, num provável segundo turno entre os candidatos, o petista levaria a melhor por 0,2% dos votos válidos. Ou seja, empate técnico. Entre os participantes, 8,6% afirmaram que votariam em branco e 3,6% não souberam responder qual seria seu candidato.

Bem, todos sabem que as pesquisas não valem muita coisa e podem ser compradas por um punhado de dólares, como nos faroestes italianos de Sérgio Leone. Só acertam mais o alvo no Dia D e ma Hora H da  realização das eleições, para os institutos não se desmoralizarem em definitivo.

Mas determinados indicativos precisam ser levados em consideração, especialmente quando há polarização e se procura uma terceira via.

HUCK E AMODEO – Com a desistência de dois pré-candidatos (João Amodeo e Luciano Huck), a terceira via começa a se afunilar, porque outros pretendentes, como Marina Silva e Alvaro Dias, também não parecem dispostos a encarar nova campanha.

Com isso, seleção vai se fechando em três nomes – Ciro Gomes, Henrique Mandetta e João Doria, com um detalhe interessante. Somente Ciro tem legenda garantida, no PDT, pois Mandetta depende de convenção em seu partido, o DEM, ou em outra legenda, e Doria terá de disputar prévias no PSDB com mais três pretendentes – o governador gaúcho Eduardo Leite, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o senador cearense Tasso Jereissati.

A primeira reunião dos partidos de centro para discutir a terceira via, esta semana, já definiu que o escolhido deve ser o mais votado nas pesquisas, uma posição que Ciro Gomes vem obtendo desde 2018, quando teve 12% no segundo turno. Além disso, a rejeição a Dória é a maior entre todos os candidatos, com 57,2%, o que favorece o pedetista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário