MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Autonomia: confira os benefícios na rotina das crianças desde os primeiros anos de vida

 


Especialista afirma que quanto antes a habilidade for estimulada, melhor e mais rápido será o desenvolvimento dos pequenos

O processo de aprender acontece como resultado de uma construção pessoal dos bebês e das crianças, em interação com crianças de todas as idades, com os adultos e com os elementos da cultura com os quais entram em contato. Os pequenos começam a se desenvolver à medida que se relacionam com as pessoas, seus hábitos e costumes, com a língua e as outras linguagens corporais acumulando conhecimento.


Algumas capacidades cognitivas e afetivas desenvolvidas na infância como a memória, a fala (vocabulário), o pensamento (concreto, lógico e abstrato), a imaginação, os valores (da família e da sociedade), os sentimentos e a autodisciplina são fundamentais e serão levadas para o resto da vida.

“Em outras palavras, as crianças aprendem na convivência. Percebem o mundo por inteiro quando observam, ouvem e pensam, brincam, experimentam, descobrem, comparam e expressam, por meio de diferentes linguagens, aquilo que vão aprendendo e percebendo do mundo ao redor”, diz Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.


Em casa, o aprendizado também pode acontecer em diferentes momentos da rotina: na hora de escovar os dentes, na hora das refeições, na realização de brincadeiras e jogos, sempre pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos.


“As brincadeiras também são importantes e fazem parte do processo de crescimento. Os pais podem aproveitar o tempo em casa para resgatar as histórias da família, incluindo jogos com palavras simples, mas divertidas, como trava-línguas, adivinhas, entre tantas outras”, completa Mariana.


Além disso, indica a especialista, deve-se ler diariamente para bebês e crianças. Enquanto contamos ou lemos uma história, as crianças ouvem, mas também imaginam, pensam, comparam, observam o nosso tom de voz, a maneira como nos relacionamos, como tratamos as outras crianças e como cuidamos dos livros. Também percebem o nosso interesse e entusiasmo. Com isso, aprendem modos de ser, a gostar das coisas, percebem os outros e a si mesmas, vão assimilando modos de se relacionar com o ambiente e com os outros, criando uma imagem de si e constituindo a sua autoestima.


A leitura desperta a imaginação, ajuda no desenvolvimento emocional da criança e da empatia, possibilita a construção do pensamento crítico, aproxima e fortalece os vínculos afetivos além de muitas outras vantagens.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em 57 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são 1.585 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 160 mil alunos, do total de 180 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site www.kumon.com.br ou pelo telefone 0800 728 1121. 


Assessoria de Imprensa do Kumon

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