Ainda de acordo com o órgão, não há vazamento de óleo ou de minério da embarcação
Foto: Reprodução
A Marinha do Brasil (MB) informou que, no momento, não há vazamento de óleo ou minério na região em que o navio Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão desde o dia 24 de fevereiro. A situação é considerada "estável". Apesar disso, barreiras de contenção foram lançadas na área do encalhe diante do risco do navio naufragar com 295 mil toneladas de minério de ferro e 5 mil toneladas de óleos.
A nota divulgada pela Marinha diz que está em fase de planejamento o 'Plano de Destanqueio' para retirada de todo o combustível do NM Stellar Banner. "Dois navios especializados em recuperação de derramamento de óleo, o 'C-SAILOR' e o 'C-ATLAS', e quatro rebocadores de apoio, contratados pela Vale, estão na área de ação", diz o texto.
Além disso, mergulhadores estão no local para mensurar a extensão dos danos ocorridos na altura dos tanques de lastro na prova do navio.
Pela manhã, a Marinha informou que foi realizado um novo sobrevoo na área em que o navio mercante encontra-se encalhado e foi constatado que "a situação permanece estável".
"O Navio de Apoio Oceânico 'Iguatemi' permanece na área do encalhe para ações de monitoramento e prevenção, além de recolher dados e amostras de água que irão compor o inquérito administrativo sobre o acidente. Hoje à noite, o Navio Hidroceanográfico 'Garnier Sampaio' chegará à área para incrementar o apoio."
Nenhum comentário:
Postar um comentário