MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Plataforma de educação gratuita Khan Academy atrai 10 mil professores em apenas dois meses com estratégia digital da Raccoon


Parte do projeto "Khapacitar", campanha gerou um aumento de 20% nas buscas pela plataforma na web, superou em 15% a meta de novos professores inscritos na plataforma entre outros resultados
São Paulo, julho 2019 – Com a missão de oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a plataforma Khan Academyiniciou 2019 com uma meta ousada: atrair 10 mil professores para a sua plataforma nos dois primeiros meses do ano. Para alcançar os objetivos, a empresa contou com a parceria da Raccoon, uma das maiores agências de marketing digital do Brasil. Após um período de organização, as empresas realizaram uma ação conjunta com os times de mídias sociais, mídias pagas e design, levando a Khan Academy não apenas a atingir a meta, mas a ultrapassá-la.
De acordo com Paulo Bellé, gerente de marketing da Khan Academy no Brasil, a ideia era desenvolver uma ação voltada para aquisição e formação de professores, a fim de que eles conhecessem as práticas de ensino da plataforma, que oferece educação de alta qualidade e gratuita, antes do ano letivo começar. Por isso, a empresa desenhou o projeto “Khapacitar”, cuja meta foi trazer 10 mil novos professores para a Khan Academy entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019.
“Sabíamos que era um grande desafio, mas também tínhamos a convicção de que, com o parceiro certo nas estratégias de marketing digital, conseguiríamos chegar a esse número. A Raccoon entendeu nossa necessidade e liderou um trabalho incrível que integrou nossa equipe em todo o processo, desde o desenvolvimento até durante o acompanhamento em tempo real da campanha”, afirma.
O projeto
O sócio-fundador da Racoon, André Palis, explica que a principal estratégia da agência foi integrar as diferentes equipes que já trabalhavam com a promoção da marca na internet. O planejamento para a campanha “Khapacitar” foi orientado e desenvolvido conjuntamente pelas equipes de mídias pagas, social media e design da Raccoon. A partir da contribuição de cada time foi possível pensar em quais conteúdos abordar, em que momento e com quais formatos.
“A ideia de integrar as áreas era trazer métricas e insights de cada equipe para fazer uma comunicação personalizada e assertiva. De maneira geral, essa integração possibilitou uma melhoria nas análises e aperfeiçoamento de dados dos estudos de novas métricas. A escolha de formatos também foi perspicaz, pensando sempre na experiência do usuário e nas tendências para 2019”, detalha Palis.
Com essa campanha estruturada, os resultados da Khan Academy foram além das expectativas. A meta de novos professores inscritos na plataforma foi superada em 15,2% e o resultado com mídias pagas foi 8,2% superior ao esperado. O Facebook foi a principal mídia de comunicação da marca com os usuários e 84% das aquisições vieram dessa plataforma. Segundo o fundador da Raccoon, a média diária de seguidores orgânicos no Facebook cresceu 5% e a busca orgânica pela plataforma no Google aumentou em 20% no período da campanha.
Na prática, 13,46% desses novos professores passaram a seguir a Khan Academy no Facebook e a aquisição desses professores uniformizou a linguagem utilizada nos criativos de mídias sociais e mídias pagas, criando uma voz para a Khan Academy Brasil. Isso facilitou não só a criação de peças de design e conteúdo para as campanhas, como otimizou o tempo gasto na produção.
Outro ponto interessante é que a campanha constatou que abordagens de interação por meio de perguntas voltadas aos professores, além de viabilizarem resultados mais efetivos, humanizaram a página. Desse modo, os conteúdos, sejam eles verbais ou visuais, sempre são elaborados pensando nesse lado humanizado, voltados aos valores da Khan Academy em relação à educação e aos docentes.
Para Palis, os resultados desse trabalho vão muito além da satisfação profissional. “Saber que os serviços que prestamos na Raccoon foram determinantes para conectar alunos e professores, para fomentar a educação, é algo extremamente gratificante. Trata-se de um projeto diferente e esperamos que a parceria com a Khan Academy esteja apenas começando”, finaliza o sócio-fundador da Raccoon.
Sobre a Raccoon
Fundada em 2013 pelos administradores André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma das maiores agências de marketing digital do País. A empresa nasceu a partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar verdadeiramente o negócio do cliente.
Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Seis anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 150 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Vivara, Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 300 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.
Os cases de sucesso garantiram ainda uma série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes consecutivas – de 2015 à 2018 – a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards (2017) em duas categorias – sendo Top 3 do Mundo em uma delas –, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria “Agências de Comunicação”, no mesmo ano. Em 2018, a empresa recebeu o prêmio de melhor agência das Américas no Google Premier Partner Awards na categoria Display Innovation. Mais informações: https://www.raccoon.ag/

Sobre Khan Academy
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos desde a educação básica até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula. Criada pelo americano Sal Khan em 2005, começou a operar no Brasil em 2013 por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, e hoje soma mais de 74 milhões de usuários no mundo, sendo 2,8 milhões apenas em território nacional. No Brasil, conta com acordos com Secretarias de Educação e empresas que ajudam na formação de professores e expansão da plataforma em escolas de educação básica de todo o país. Para mais informações, visite https://pt.khanacademy.org/ ou a página do Facebook.

Informações à imprensa:
Eduardo Cosomano                                                                          
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