MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Cases de sustentabilidade e moda sustentável integram as temáticas de palestras da feira Maquintex em Fortaleza



O debate sobre consumo consciente, economia compartilhada e sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso não é diferente com a moda, que vem ganhando alternativas para se tornar cada vez mais sustentável. Esse é um dos propósitos da feira Maquintex, que acontece de 10 a 13 de setembro no Centro de Eventos de Fortaleza, debatendo sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade na moda, além de trazer cases de sucesso e inovações no segmento.

Terça (10/09)

A partir das 17h40, o debate inicia com a professora e mestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Christiane Siqueira de Azevedo, que levará ao público uma palestra com a temática “Produção de Biopolímero para Diversas Aplicações na Indústria Têxtil”. Nessa apresentação, a palestrante vai mostrar uma rota simples para a obtenção da quitosana, biopolímero natural que tem uma variedade de usos para a indústria têxtil, bem como sua aplicação em processos e produtos da indústria têxtil.

Seguindo a programação, às 18h20, o tema abordado será “Biotecnologia Aplicada a Materiais Têxteis”. A palestra será ministrada pela professora e doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Luciani Paola Barros. A especialista vai falar sobre o uso de enzimas na indústria têxtil e materiais nanométricos, obtidos por rotas biotecnológicas com propriedades diferenciadas e que poderão ser utilizados para diminuir o impacto ambiental da disposição final dos resíduos.

Quarta (11/09)

Às 18h30, a discussão tem continuidade com a palestra “A sustentabilidade da moda jeans na Indústria 4.0”, que será realizada pela professora da Uniateneu Daniele Caldas e Paulo Rabelo, e mediada por outra docente da instituição, Karine Façanha. Os professores vão abordar como as novas tecnologias existentes e já encaixadas no modelo da indústria 4.0 podem tornar os processos dessa cadeia mais sustentáveis, especialmente da produção de jeanswear. Também serão discutidas as novas tecnologias e o papel do designer para tornar os processos mais sustentáveis. Além disso, haverá o desfile de coleção ”Cápsula de moda jeans” desenvolvida com recursos dessa tecnologia pela equipe do curso Design de Moda da UniAteneu.

Ainda na quarta, às 19h30, é a vez do membro da Câmara Setorial da Moda do Ceará, Paulo Rabelo, falar sobre “O Jeans Sustentável” a convite do SINDIROUPAS-CE. Na ocasião, o palestrante vai abordar sobre sustentabilidade nas lavanderias industriais; os pilares da sustentabilidade; novos processos utilizando 80% a menos de água, e a conscientização do consumidor final na sustentabilidade.

Sexta (13/09)

Na sexta-feira (13/09), o Fórum de Informações da Maquintex vai ter um dia mais aberto de discussões relacionadas à sustentabilidade. Começando às 15h30 com a palestra da editora de conteúdo da Use Fashion, Raquel Leão, que vai abordar o tema “Cases de Sustentabilidade na Moda”. No debate, a palestrante vai falar como a sustentabilidade tem sido trabalhada no universo da moda através dos conceitos de circularidade, valorização do local e de coletividade. O objetivo é mostrar os materiais sustentáveis que vêm sendo desenvolvidos e cases de marcas que estão se adequando e essas propostas através de produtos e ações sustentáveis.

Dando continuidade à programação do dia, às 18h, a diretora de conteúdo da Fashion Ideas, Patrícia Souza, sobe ao palco para falar sobre “Um olhar sobre a sustentabilidade como diferencial criativo”. Na palestra, serão debatidos nos diversos modos de pensar a sustentabilidade por um viés criativo, mostrando a importância desse recurso para o mercado de moda e para a busca de um produto mais original.

O tema “Soluções Locais para Moda Sustentável - Upycling” será o tema abordado pelo mestre em moda e professor da Universidade de Fortaleza e Centro Universitário Farias Brito, Ricardo Bessa, que está à convite da Tendere. Já às 20h, também organizado pela Tendere, haverá a palestra “Soluções Locais para Moda Sustentável – Aspectos Socioculturais da Sustentabilidade”, que será ministrada pela professora associada e da Universidade Federal de Fortaleza e PhD em Engenharia Têxtil, Araguacy Filgueiras. Para finalizar os debates do dia, a Tendere também vai organizar um debate sobre o futuro sustentável da moda com os participantes do talk. 

Assessoria de Imprensa – Maquintex e Signs Nordeste – Capuchino PressRedação (85) 3267.1425
Elias Bruno (85) 99199.5527
Joseanne Nery (85) 99977-8119
Renata Benevides (85) 3267.1425
Karla Rodrigues (85) 3267.1425
www.capuchino.com.br








-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário