MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de agosto de 2019

Comissão da Câmara dos Deputados rejeita uso de óleo diesel em carros de passeio


BLOG DO CAMINHONEIRO

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que tinha o propósito de liberar o uso do diesel em automóveis pequenos. Relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 52/19, o deputado Cléber Verde (REPUBLICANOS-MA), recomendou a rejeição do projeto. Segundo ele, em vez de autorizar o diesel como fonte energética, o Brasil precisa incentivar o uso de carros elétricos ou movidos a etanol – duas opções menos poluentes.
Verde afirmou ainda que a expansão do consumo do diesel pode prejudicar sobremaneira os caminhoneiros, já que o óleo tem subsídios tributários. Explicou ainda que o País importa grande parte do diesel consumido no mercado interno, o que também poderá impactar no preço final.
“Caso seja liberado o uso de diesel para carros de passeio, a pressão sobre a demanda deverá subir consideravelmente, e é razoável supor elevação da pressão inflacionária decorrente desse arranjo”, disse.
A medida rejeitada pretendia suspender os efeitos da portaria 23/94 do Departamento Nacional dos Combustíveis e da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito. As duas tratam da proibição de óleo diesel em veículos com menos de uma tonelada.
O autor do projeto, deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), entende que a tecnologia já viabilizou o uso ecologicamente sustentável do diesel em automóveis pequenos e que a restrição impede o desenvolvimento do biodiesel. Ele afirma que, como não há leis proibindo o uso do diesel em veículos de passeio, o Executivo extrapolou o seu poder ao ditar a vedação.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir à votação em Plenário.
Fonte: Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário