De acordo com a publicação, a Viabahia ainda não cumpriu 100% da execução das obras. Contudo, das concessionárias avaliadas, apenas a baiana não aumentou a tarifa acima da inflação. “Os contratos permitem esses aumentos abusivos e a situação fica ainda mais difícil porque a ANTT não tem condições de fiscalizar tudo”, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)”.
Segundo o TCU, há casos em que o aumento do pedágio supera a inflação em mais de 70%. Ao mesmo tempo, essas concessionárias deixaram de executar entre 70% e 100% das obras previstas entre 2009 e 2014.
Conforme o Estadão, a Viabahia aumentou a tarifa em 160,8% desde o início da concessão até o fim de 2017. A inflação neste período foi de 189,2%. A concessão da Viabahia foi realizada no governo Lula, quando houve maior número de permissões de rodovias.
O BNews tentou contato com a assessoria de comunicação da concessionária baiana, mas as ligações não foram atendidas.
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