MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Líderes da base não garantem proteção a Temer na Câmara


Apesar de governo ter maioria, parlamentares ponderam que o teor da acusação formal e os seus desdobramentos podem influenciar no posicionamento dos congressistas

BAHIA.BA
Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

Líderes da base aliada do presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados afirmaram que já não é possível confirmar que a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, será rejeitada em plenário.
A denúncia contra o peemedebista deve ser apresentada até esta terça-feira (27) e, apesar de uma coalizão estimada em cerca de 400 deputados, parlamentares ponderam que o teor da acusação formal e os seus desdobramentos podem influenciar no posicionamento dos congressistas e aumentar o risco de Temer sofrer um revés.
A denúncia contra o presidente será apresentada no Supremo Tribunal Federal (STF), que só pode julgar sua aceitação ou não com o aval pelo menos 2/3 da Câmara. Caso a Corte aceite a denúncia, o presidente é obrigado a se afastar do cargo por 180 dias.
Além do próprio PMDB, os principais partidos aliados também não asseguram vida fácil ao governo, em especial na Comissão de Constituição e Justiça. DEM e PSDB, por exemplo, rejeitam a hipótese de substituir nomes no colegiado que possam votar contra a denúncia.
Ao jornal O Estado de São Paulo, o líder do PSDB na Câmara (a sigla tem 46 integrantes), Ricardo Tripoli, disse que os tucanos vão “votar de acordo com a sua consciência”. O parlamentar afirmou que “de forma alguma” haverá troca de membros em favor do governo. A orientação é que o partido vote junto, mas não se sabe ainda o posicionamento.
A aposta do Planalto é cumprir uma estratégia jurídica associada à política para derrubar a denúncia na Câmara. Temer passou o fim de semana reunido com advogados e o núcleo duro do governo para tratar do tema.
Temer é investigado por corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. Janot poderá apresentar uma única denúncia ou fatiá-la em mais de duas, de acordo com os crimes apurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário