MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de novembro de 2016

'Liberátion': Golpe e retorno ao passado

Artigo de economista brasileiro analisa situação do Brasil após impeachment de Dilma 


O jornal Libération publicou nesta quinta-feira (24) um artigo do economista Bruno de Conti, da Universidade de Campinas (Unicamp). No texto, o especialista analisa a situação política e econômica do Brasil, antes e depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Em seu artigo, o professor da Unicamp faz um apelo à mobilização das forças progressistas para evitar um declínio maior e considera a situação do país "desesperadora". O economista critica a PEC 55, em tramitação no Senado, que congela os gastos públicos por 20 anos.
Bruno de Conti observa que uma vez que as despesas com aposentadorias vão aumentar mecanicamente por razões demográficas, a medida provocará uma redução automática das despesas com saúde e educação pública.

O economista critica a PEC 55, em tramitação no Senado, que congela os gastos públicos por 20 anos
O economista critica a PEC 55, em tramitação no Senado, que congela os gastos públicos por 20 anos
O especialista fala em seu texto para Libéartion que considera a proposta um grave ataque às políticas sociais de Estado, ainda mais porque a justificativa é obter recursos para pagar a dívida pública, que consome, por ano, 9% do PIB".
Análise de Bruno alerta para a redução estrutural da atividade econômica, o que dificultará ainda mais o financiamento da dívida, caso congelamento seja aprovado.
Bruno de Conti acredita que governo do presidente Michel Temer promove um retorno às recomendações do consenso de Washington, de 1990.
Para Libération, bruno escreveu: "Vinte e seis anos depois, retorna-se à mesma condição que mergulhou o Brasil em uma década perdida, se referindo ás privatizações, flexibilização do mercado de trabalho, interrupção do processo de aumento de salários e emendas à Constituição para reduzir o estado de bem-estar social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário