Brasileiros sentiram o terremoto que atingiu o país durante o percurso.
Terremoto atingiu o país neste sábado (25) e deixou milhares de mortos.
Grupo de paranaenses viajou para fazer trilha a pé no Nepal (Foto: Ana Wanke / Arquivo Pessoal)O grupo viajou para fazer uma trilha de 130 km até a cidade de Pokara, distante cerca de 30 quilômetros da capital - Katmandu - onde milhares de pessoas morreram por causa do desastre.
(Foto: Arte/G1)"No momento do abalo o grupo estava dividido porque cada um caminhava num ritmo. Parte da turma estava dentro de uma pousada aguardando o almoço enquanto os últimos chegavam da trilha. Quando sentimos tudo tremendo, corremos para o pátio. Durou muito tempo. Parecia uma eternidade. Ficamos com medo que as estruturas frágeis caíssem", contou Ana. Segundo ela, apesar do susto, ninguém se feriu.
O tremor deixou um rastro de destruição em Katmandu. Há registros de danos em edificios e casas, especialmente nas construções mais antigas, e também em templos e monumentos.
Voluntários ajudam com o trabalho de resgate nolocal de um edifício que desabou após um
terremoto em Katmandu.
(Foto: Niranjan Shrestha / AP Photo)
"Nossa viajem foi desgastante fisicamente. Na chegada ao acampamento tivemos muitas tempestades de neve e agora o terremoto", completou a paranaense.
O número de mortos chegou a 1.170, informou o porta-voz da polícia do Nepal, Kamal Singh Bam, à agência de notícias France Press. Já a agência de notícias Reuters fala em 1.341 mortos, segundo um porta-voz da polícia. Desses, mais de 630 foram mortos no Vale de Katmandu e pelo menos 300 na capital do país.
"Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinana a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.
Resgate nepalês remove corpo de uma vítima. (Foto: Prakash Mathema / AFP Photo)Os tremores também foram sentidos no Paquistão, em Bangladesh, no Tibete e no Monte Everest, segundo a BBC. De acordo com a agência de notícias EFE, pelo menos onze pessoas também teriam morrido na China em consequência do terremoto.
Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim, mas até o momento não há informações de brasileiros mortos ou feridos. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.
Terremoto provocou avalanche no monte Everest (Foto: Azim Afif via AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário