MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Recuperada em dezembro, estátua de poeta volta a ser danificada no Recife


Estátua de Carlos Pena Filho teve as orelhas e o nariz quebrados.
Danos foram constatados pela Emlurb durante vistoria no percurso do Galo.

Do G1 PE
Orelhas e nariz da estátua do poeta foram danificados menos de dois meses depois de recuperação (Foto: Luna Markman / G1)Orelhas e nariz da estátua do poeta foram danificados menos de dois meses depois de recuperação (Foto: Luna Markman / G1)
A maior irregularidade constatada na segunda vistoria deste ano no percurso do Galo da Madrugada não diz respeito aos entraves à passagem de blocos e foliões, mas ao vandalismo. Ao percorrerem o percurso do bloco, no Centro do Recife, na manhã desta segunda-feira (2), técnicos da Emlurb perceberam que a estátua do poeta Carlos Pena Filho, que fica na Praça da Independência, voltou a ser danificada e está com as orelhas e o nariz quebrados.
“É uma pena. Entregamos esta estátua recuperada em dezembro, mas já foi danificada novamente. Vamos restaurá-la, mas não sei se conseguimos terminar até o Carnaval. É uma pena, porque a praça vai voltar a receber o Quartel General do Frevo”, lamentou o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa. O monumento integra o Circuito da Poesia e fica no bairro de São José, na chamada Pracinha do Diário. Até a revitalização do ano passado, estava sem placa e com parte do braço arrancada.
Segundo Barbosa, todos os outros problemas constatados ao longo do percurso são pontuais e serão resolvidos até o fim desta semana. Galerias abertas, pontos irregulares de descarte de lixo e calçadas quebradas foram as maiores irregularidades encontradas nesta manhã. O presidente da Emlurb informou que os técnicos já estão nas ruas para “reparar a rede de drenagem, repor as tampas de concreto e limpar as galerias, refazer algumas calçadas do passeio público, capinar e intensificar a limpeza”.
Das oito vias que receberão o desfile do Galo, a Rua Imperial e a Avenida Sul são as que mais apresentam irregularidades. Pontos irregulares de descarte de lixo também foram encontrados na Avenida Dantas Barreto, onde uma árvore será podada nesta semana. A vistoria começou às 8h30 na Praça das Cinco Pontas e durou duas horas. Acompanhada do presidente da Emlurb, a equipe de técnicos percorreu todo o percurso do maior bloco do mundo a pé. Ao todo, seis quilômetros de oito vias públicas foram vistoriados.
Esta foi a segunda vistoria realizada no percurso do maior bloco de Carnaval do mundo. Na sexta-feira (30), técnicos da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, do Corpo de Bombeiros e da Celpe já haviam realizado uma perícia nas oito vias que receberão o desfile. Pontos de entulho, galerias abertas e buracos também foram encontrados naquela ocasião, além de uma marquise desgastada que apresentava risco de cair.
"Houve vistoria conjunta na sexta-feira e hoje nós fizemos uma vistoria mais dedicada às questões de manutenção e limpeza urbana, como pavimentação, drenagem e iluminação”, explicou Barbosa. Segundo o presidente da Emlurb, os técnicos voltam ao Centro do Recife na noite desta segunda para analisar a iluminação pública ao longo do percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário