Cidade mais antiga da Chapada Diamantina é situada a 760 km de Salvador.
Trilhas ecológicas e casario colonial são atrativos do município baiano.
Rio de Contas atrai visitantes por beleza natural e histórica na Bahia (Foto: Arte/G1)
Casario colonial preserva memória da cidade(Foto: Raisa Albuquerque/Arquivo pessoal)
Este ano, o carnaval começa na quinta-feira, 12 de fevereiro, com o tradicional baile Vermelho e Preto, que ocorre no bar e restaurante chamado "Quintal", e segue de sexta (13) até a terça-feira (17) com bandas de axé em um palco montado na praça onde fica localizado o Fórum da Cidade, antiga Casa de Câmara e Cadeia. Também ocorrem shows em palco alternativo localizado próximo à Igreja da Matriz, a poucos metros do local principal da festa. Nesse período, pousadas e hotéis ficam lotados, assim como os moradores da cidade aproveitam para ganhar renda extra com aluguel de casas.
Igreja de Santana foi construída no século XIX(Foto: Manu Dias/GOVBA)
Entre os cartões-postais do município está a Igreja de Santana, construída por escravos no século XIX, mas que não chegou a ser concluída por causa do fim da escravidão.
O clima da cidade, por conta dos 1.200 metros de altitude, é agradável e registra baixas temperaturas durante o inverno. Já no verão, o dia é mais quente, com temperatura média de 25ºC.
Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas(Foto: Rafaela Rodrigues/Arquivo pessoal)
A Cachoeira do Fraga, outro principal cartão-postal da cidade é formada por duas quedas e com piscinas para banho; há também o Poço das Andorinhas, onde ficam diversos poços e pequenas cachoeiras para banho; e o Rio da Água Suja, local propício para acampamentos e que possui um rio escuro, mas límpido. Outros pontos turísticos que são destaque na região são o Pico do Itobira, Pico do Barbado, Ponte do Coronel, Estrada Real, construída por escravos há mais de 300 anos, e Poço do Ouro.
Estrada para Rio de Contas é rodeada demontanhas (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Partindo de Salvador, pegue a BR-324 até a cidade de Feira de Santana. De lá, siga pela BR-116, passando pelas cidades de Milagres, Nova Itarana, Planaltino, Maracás, Contendas do Sincorá, Sussuarana, Brumado, Livramento de Nossa Senhora e por final Rio de Contas. O percurso total aproximado é de 620 km.
A outra opção saindo da capital baiana é também pela BR-324, até a cidade de Feira de Santana. De lá, siga pela BR-116 até o entroncamento para a cidade de Itaberaba, daí em diante siga pela BR-242, até a cidade de Itaberaba, continue seguindo para a cidade de Seabra. De lá, pegue o entroncamento para a cidade de Boninal, já pela BA-148, passando pelas cidades de Piatã, Abaíra e Jussiape. Em seguida, pegue estrada para a cidade de Rio de Contas. O percurso total aproximado é 700 km.
Resort San Felipo fica próximo à barragem dacidade (Foto: Arquivo pessoal)
Entre as opções de hospedagem estão pousadas e hotéis de luxo, como o Resort San Felipo, assim como casas são alugadas na região, principalmente no período do carnaval. As diárias ficam em torno de R$ 70 a R$ 200, a depender do local e da estação. Confira alguns estabelecimentos
San Felipo Hotel
(77) 3475.2025 | 3475.2567
site: hotelsanfelipo.com.br
Hotel Maia
(77) 3475 - 2099
site: maiahotel.com.br
Pousada Pérola do Rio
(77) 3475-2191
Pousada Rio de Contas
(77) 3475-2090
Pousada da Rosa
(77) 3475-2188
Raposo Chalé
(77) 3475-2111
Nenhum comentário:
Postar um comentário