Data atrai visitantes e comerciantes aos cemitérios de toda a capital.
São aguardadas pelo menos 100 mil pessoas durante o fim de semana.
Patrícia leva toda a família ao cemitério: "Viemos prestar nossos sentimentos" (Foto: Daniel Cunha/G1)Realizando o mesmo percurso há mais de 20 anos, a servidora pública Lurdes Fortes já é conhecida dos visitantes e da administração do Cemitério São Judas Tadeu, na Zona Leste da cidade. Com quatro familiares enterrados no local, Lurdes conta que além da típica visita aos túmulos, cultiva também o costume de presentear os funcionários do cemitério e os vendedores que circulam a área com um verdadeiro café da manhã. Enquanto decora a lápide da mãe, ela descreve a satisfação que sente nesta data.
Servidora pública faz questão de homenagear osfamiliares nesta data (Foto: Daniel Cunha/G1)
As palavras de Lurdes se concretizam a cada abordagem que recebe enquanto cuida das lápides de seus parentes. Os cumprimentos, sorrisos e saudações dos funcionários do cemitério e de outras famílias que por ali passam são correspondidos pela figura sempre simpática da servidora pública.
“Aqui não é um local apenas de tristeza. Tenho vários amigos aqui e a tristeza de antes apenas se transformou em saudade. Me sinto feliz em poder ajudar”, ressalta.
Outra demonstração de solidariedade foi protagonizada pela família Zarur Campos. O bancário Paulo, sua esposa Patrícia e seus dois filhos compareceram à visita mesmo sem possuírem nenhum parente enterrado no cemitério. Segundo Patrícia, que pratica o hábito há cerca de 12 anos, o importante é prestar os sentimentos ao próximo, independente de vínculos sanguíneos ou familiares.
“Nós comparecemos todos os anos nesta data para prestar solidariedade a todas as famílias. É uma oportunidade também para rezar pelas almas das pessoas que nos deixaram”, diz a professora, que faz questão de dar o exemplo aos filhos.
Quem também aproveita para faturar aquele extra são os comerciantes. A vendedora Osaia Carvalho, que trabalha com o comércio de artigos decorativos e velas há pelos menos 19 anos conta que o faturamento na data sempre aumenta, mas que é no período da tarde que as vendas realmente crescem.
Comerciantes esperam fazer boas vendas no finalde semana (Foto: Daniel Cunha/G1)
Segundo Gilson Resende, o administrador do cemitério, os preparativos para a ocasião se iniciaram cerca de uma semana atrás, e a expectativa é de que pelo menos 20 mil pessoas passem pelo local neste domingo.
“Trabalhamos para que tudo ocorresse dentro do esperado, inclusive cuidando do processo de limpeza de forma antecipada. Contamos com a visita de cerca de 20 mil pessoas no dia de hoje", pontua.
Teresina possui 13 cemitérios públicos, localizados em todas as suas regiões. De acordo com a previsão da prefeitura da capital são aguardadas cerca de 100 mil pessoas nos cemitérios da cidade durante o final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário