Aeroporto operou com restrições por 24h33 e quase igualou maio de 2013.
Situação preocupa para o mês de junho, época da Copa do Mundo.
Neblina voltou a provocar problemas no Salgado
Filho nesta semana (Foto: André Azeredo/RBSTV)
A um dia do final de maio, o Aeroporto Salgado Filho praticamente
igualou o período de tempo fechado para pousos e decolagens registrado
no mesmo período do ano passado em função das baixas condições de
visibilidade. Segundo a Infraero, até esta sexta-feira (30) o aeroporto
de Porto Alegre operou com restrições durante 24h33, contra 24h34 em maio de 2013. O equivalente a 3,30% do total de horas dos últimos 30 dias.Filho nesta semana (Foto: André Azeredo/RBSTV)
Na terça (27) e quarta-feira (28), a neblina voltou a ser responsável pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante algumas horas e causou atrasos e cancelamentos de voos. Só na quarta (28) foram mais de 7h de restrição de operações. Das 29 partidas previstas para a data, três foram canceladas e 14 atrasaram. Das 17 chegadas, duas foram canceladas e uma atrasou, conforme informou a Infraero.
A administração do terminal, através de sua assessoria de imprensa, explica que o Salgado Filho não “fechou efetivamente, mas sim operou em condições mínimas”, havendo possibilidade para pousos de emergências e de aviões de carga.
As constantes restrições de operação no terminal da capital gaúcha são motivo de preocupação para a Copa do Mundo, que será realizada em junho, outro mês de alta incidência de nevoeiro na cidade. Em junho do ano passado, o aeroporto ficou fechado por 42 horas, o recorde dos últimos cinco anos. A capital gaúcha receberá cinco jogos da Copa, no período de 15 a 30 de junho.
pouso por instrumentos é esperada
A expectativa é de que antes mesmo da Copa do Mundo começar na capital gaúcha o aeroporto já conte com o Instrument Landing System de categoria 2 (ILS 2, na sigla em inglês). O novo sistema de pouso por instrumentos vai ampliar as condições de pousos e decolagens com baixa visibilidade no aeroporto e minimizar o impacto causado pela neblina.
Atualmente, o aeroporto de Porto Alegre opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto ( (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduzirá esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente.
O equipamento já foi instalado e depois aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recentemente, mas ainda não tem data prevista para entrar em operação. Nesta semana, o sistema passou por novos testes. Segundo a Secretaria da Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, o início das operações está previsto para a primeira semana de junho, às vésperas da Copa. O órgão, no entanto, não marcou data para a operação.
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