MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de março de 2014

RS deve produzir cerca de 650 mil toneladas de uva nesta safra


Cerca de 80% da produção saem dos parrerais da Serra gaúcha.
Após inverno frio, safra atrasou pelo menos 15 dias na região.

Do G1 RS

O Rio Grande do Sul deve produzir cerca de 650 mil toneladas de uva em 2014. A quantidade é a mesma do ano passado. Cerca de 80% da produção saem dos parrerais da Serra gaúcha, onde a colheita atinge o seu auge, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV (veja no vídeo ao lado).
A safra atrasou pelo menos 15 dias na região. O inverno bastante frio e que teve até neve deixou a maturação da uva mais lenta. Entretanto, o calor e o sol intenso dos últimos dias acentuam o sabor doce dos grãos.
O produtor rural Nelson Mascarello espera colher 300 toneladas. São quatro variedades, entre uvas viníferas e de mesa. A maior parte vai para São Paulo.
“Está bom até, passado um pouco a seca agora veio uma chuva e ela está bonita. Porém, o preço não está muito bom não”, diz Mascarello.

Este ano, o preço mínimo das uvas vendidas para indústria passou de R$ 0,53 para R$ 0,63 o quilo. O reajuste de 10,52% foi aprovado ainda em dezembro pelo Conselho Monetário Nacional. O valor ficou abaixo do que era esperado pelos produtores, já que de 2012 para 2013 o preço mínimo da uva não teve aumento.
“É preciso avançar nas negociações, e esperamos que as vinícolas cumpram o decretado. O jovem precisa ter estímulo para continuar no campo, precisa de qualidade de vida e de valorização”, diz o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin.
Para os consumidores, a fruta da estação foi aprovada. Em Caxias do Sul, capital nacional da uva até o dia 9 de março, com uma das maiores festas comunitárias do país, são pelo menos 100 mil turistas por final de semana. Durante os 18 dias de festa, mais de 250 toneladas de uva serão distribuídas aos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário