MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Procura por exames de mamografia gratuitos causa tumulto em Maceió


Ação do Outubro Rosa disponibiliza dois ônibus para atender todo o estado.
Mulheres dizem que demanda é muito maior que nº de fichas disponíveis.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Mulheres que tentaram fazer exames de mamografia no ônibus montados para atender pacientes na programação do Outubro Rosa enfrentaram problemas devido ao sistema de distribuição de fichas. Muitas delas tentam há dias fazer o exame, mas as fichas têm sido divididas com pacientes do interior que vêm a Maceió.
Pela terceira vez a dona de casa Rita Veronese tenta realizar o exame, que é oferecido gratuitamente pela campanha contra o câncer de mama. Ela conta que a maior parte das mulheres que procuram o exame no estacionamento de um shopping na capital não está conseguindo atendimento.
"Na sexta-feira eu estive aqui e não consegui ficha. Ontem estive aqui e só distribuíram 50 fichas, não consegui novamente. Após sermos dispensadas, dizendo que não tinha, chegou um ônibus e as pesoas que vieram do interior conseguiram fichas", relata a dona de casa.
A campanha Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Seesau) está oferecendo mamografias sem precisar passar pela fila do cora. O acesso mais fácil ao exame fez muitas mulheres procurarem atendimento. O problema é que apenas 140 exames são feitos por dia. Esse número ainda é dividido com grupos que vêm do interior previamente agendados pela Secretaria.
A representante da clínica que faz os exames ouviu as queixas e explicou que o atendimento é coordenado pelo Estado. Logo depois, sob pressão das mulheres, esta funcionária da secretaria de saúde anunciou que apenas 50 fichas seriam distribuídas para as pacientes daqui da capital.
"O certo era atender as pessoas daqui e depois esse carro ir atender as pessoas do interior. São dois caminhões. Um vai ficar em Viçosa, Palmeira [dos Índios] e Porto Calvo e um só pra Maceió e atender os municípios vizinhos. Então, a gente tem Santana do Mundaú hoje, tem Rio Largo e tem Branquinha", disse Juliete Trindade, apoiadora da Sesau.

Só nesta quarta-feira, mais de 50 mulheres sairam sem conseguir fazer a mamografia. pela programação da campanha o ônibus que faz os exames deverá permanecer aqui neste shopping na parte alta da cidade até sábado. mas a secretaria estadual de saude já comunicou que não há mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário