MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

No Recife, debate em livraria aborda o fetiche da gastronomia


Socióloga, antropóloga e jornalista levam discussão à Livraria Cultura.
Elas integram o Coletivo Cartola, que debate temas ligados à comida.

Do G1 PE

Luciana Lira, Renata do Amaral e Clarissa Galvão formam o Coletivo Cartola (Foto: Divulgação/Amanda Dias)Luciana Lira, Renata do Amaral e Clarissa Galvão formam o
Coletivo Cartola (Foto: Divulgação/Amanda Dias)
Um debate sobre o fetiche da gastronomia está marcado para esta quinta-feira (31), às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O evento é gratuito e aberto ao público, organizado pelo Coletivo Cartola, criado para discutir temas ligados à comida. As debatedoras são a socióloga Clarissa Galvão e a jornalista Renata do Amaral, tendo a antropóloga Luciana Lira como mediadora.
No mundo contemporâneo, gastronomia virou fetiche. É cada vez maior a procura por cursos na área – bacharelado, cursos tecnológico ou mesmo oficinas de curta duração. Na mídia, há suplementos para tratar do tema, cada vez mais trocando as receitas pelas orientações para quem quer frequentar restaurantes. Também surgem na cidade cada vez mais empórios e lojas especializadas no segmento. Ingredientes antes raros agora chegam mais facilmente à mesa dos pernambucanos.

A proposta do Coletivo Cartola é mostrar como o fenômeno da gastronomia vem se consolidando. No meio acadêmico a pesquisa na área ainda está engatinhando. O grupo se propõe a mostrar, sem academicismos, o que vem sendo feito na universidade, visando desde estudantes até gente que gosta de comer e falar sobre o assunto.
O Coletivo Cartola é formado por Clarissa Galvão (socióloga e doutoranda em Sociologia, com pesquisa sobre a profissionalização na gastronomia), Luciana Lira (antropóloga, professora e doutora em Antropologia, com tese sobre as bases simbólicas do vegetarianismo) e Renata do Amaral (jornalista, professora e doutoranda em Comunicação, com estudo sobre como a culinária vira gastronomia no jornalismo brasileiro).

Serviço:
Debate: O fetiche da gastronomia
Quinta (31), às 19h
Livraria Cultura do Paço Alfândega
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário