MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Manifestantes protestam contra vereador em frente à Câmara de Piraí


'Mendigo deveria até virar ração para peixe', disse José Paulo, do PT do B.
Por falta de segurança, sessão da Câmara foi invadida por morador de rua.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Manifestantes protestam contra declaração polêmica de vereador de Piraí, RJ (Foto: Alysson Costa/TV Rio Sul)Manifestantes protestam contra declaração polêmica de vereador (Foto: Alysson Costa/TV Rio Sul)
Cerca de 500 pessoas se reuniram em frente à Câmara Municipal de Piraí, RJ, na noite desta terça-feira (29), para protestar contra as declarações polêmicas do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B). O parlamentar disse em uma sessão plenária que mendigo "deveria até virar ração para peixe". Assista ao vídeo no RJTV.
O protesto começou na Praça da Preguiça, no Centro. Um telão exibia vídeos com documentários e declarações de moradores e ex-moradores de rua. Representantes de movimentos sindicais e de várias instituições se uniram ao movimento, alguns vestidos como mendigos.
Telão exibia documentários de moradores e ex-moradores de rua (Foto: Alysson Costa/TV Rio Sul)Telão exibia documentários de moradores e
ex-moradores de rua
(Foto: Alysson Costa/TV Rio Sul)
"Um absurdo. Uma falta de respeito. É um mendigo, mas se trata de um ser humano. É uma coisa que poderia acontecer com ele também. Ninguém pode escapar de uma situação de vida dessa. Ele provou que ele não tem capacidade nenhuma de representar a população em um cargo de vereador", disse o morador Marcelo Alexandre de Araújo.
Da praça, os manifestantes seguiram para Câmara, que estava em sessão. José Paulo estava presente e ouvia atento a declaração dos colegas da casa, até que um morador de rua entrou no plenário e os ânimos se exaltaram. Com menos de 20 minutos, a sessão foi encerrada, segundo o presidente da casa, Wilden Vieira da Silva (PSD), por falta de segurança. Mesmo depois do encerramento, os moradores continuaram o protesto em frente à Câmara, com pedidos de cassação do cargo do vereador.
O comentário de José Paulo foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí.
Vereador José Paulo, o Russo (PT do B), de Piraí, RJ (Foto: Reprodução/YouTube)Vereador José Paulo, o Russo (PT do B)
(Foto: Reprodução/YouTube)
Vereador se desculpa por comentário infeliz: "Errei"
O vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), falou na manhã desta terça-feira (29) sobre a declaração. Ele disse que cometeu um erro e fez um comentário infeliz. "A minha conduta é totalmente diferente do que eu falei. Errei", afirmou o vereador ao G1, por telefone. "Não pensei no que tinha falado. Coloquei palavras erradas, fui infeliz".
José Paulo disse que a declaração foi influenciada por um episódio do passado. "Nós, seres humanos, somos sujeitos a errar a qualquer momento. Infelizmente, no calor da fala, na hora — até por motivos não agradáveis que aconteceram comigo por causa de andarilho, mendigo —, me causou uma revolta na hora que não me segurei. Não passou na cabeça o que estava falando", contou. "Há 17 anos atrás, meu irmão pegou um andarilho, um mendigo com crianças e levou para casa. Seis meses depois o cara matou meu irmão".
O vereador falou também que irá se desculpar pelo comentário, ao qual "deram proporção exagerada". "Vou pedir desculpas publicamente às pessoas que ofendi. A minha conduta é totalmente diferente disso aí. Tanto é que no meu comércio tenho um galpão que mantenho aberto à noite a para os andarilhos", disse. "Falei em um mau momento. Não é minha conduta, não é o que eu penso. Foi uma coisa que falei errado e deram proporção exagerada".
Declaração repercute entre autoridades
Em nota, a prefeitura se coloca "contra qualquer tipo de violência, discriminação ou qualquer atitude ofensiva aos direitos humanos e contra a natureza". O governo municipal também espera "que o pronunciamento referido seja objeto de reflexão do próprio vereador e possa levá-lo a uma reparação pública".
O delegado titular da 94ª Delegacia de Polícia (Piraí), Marcelo Haddad, instaurou um inquérito para apurar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário