MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Seminário vai capacitar produtores de farinha em Cruzeiro do Sul


Evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro.
Farinha de Cruzeiro do Sul deve receber o selo de melhor do Brasil.

Francisco Rocha Do G1 AC

Farinha de Cruzeiro do Sul é famosa pela qualidade (Foto: Francisco Rocha/G1)Farinha de Cruzeiro do Sul é famosa pela qualidade (Foto: Francisco Rocha/G1)
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Indústria e Comércio do Acre (Sedens), promove nos dias 13 e 14 de novembro um seminário de capacitação para produtores rurais em Cruzeiro do Sul.
O foco do evento é ensinar aos produtores novas técnicas que vão melhorar a qualidade da produção da farinha e aumentar a rentabilidade do produtor. De acordo com o coordenador do escritório da Embrapa no Juruá, Francisco de Assis Correia Silva, os pesquisadores já estão trabalhando para que seja outorgado o selo da farinha de Cruzeiro do Sul como a melhor do Brasil país
“Naturalmente a farinha de Cruzeiro do Sul já é considerada como a melhor do Brasil, mas para ter essa confirmação definida é preciso se fazer uma pesquisa sobre o produto, e orientar os agricultores com técnicas de boas práticas melhorando a higiene na fabricação desse produto para que ele se torne de fato a melhor farinha da país”, explicou Silva.
O coordenador relatou que durante visitas em algumas propriedades, constatou que muitos agricultores ainda trabalham de forma artesanal. Ele explica que para que o produto tenha melhor qualidade é necessário melhorar a higiene nos recipientes utilizados desde o processo de manuseio na lavagem da raiz da mandioca até a secagem da massa que é transformada em farinha.
O seminário é destinado aos produtores rurais associados às cooperativas Copfarinha e Camprosul. A expectativa é que ao menos 60 agricultores participem do evento.
Para diversificar a qualidade da farinha, os agricultores fabricam o produto em cores branca e a amarelada com sabor de coco. Para o presidente da Camprosul, Antônio Azevedo a ideia é melhorar cada vez mais a qualidade da farinha, que é o principal produto da agricultura familiar produzido em Cruzeiro do Sul.
“Nosso produto já é reconhecido pela qualidade, mas para se manter no mercado externo é preciso melhorar mais. Queremos ganhar mais mercado, hoje o agricultor vende uma saca de farinha tipo 1, sem sair de casa a R$180. Se ele der mais qualidade a esse produto o preço de comercialização para o mercado externo pode melhorar”, acredita Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário