Joana Oliveira
A TARDEEssa oportunidade de negócios fez com que surgisse no Brasil, em 2008, a primeira rede de contêineres multimarcas do mundo, o Grupo Container, franquia que trabalha desde lojas de roupa a salões de beleza e temakerias. "Percebemos que o aluguel de pontos comerciais estavam ficando mais caros e resolvemos vender uma alternativa aos empresários", conta André Krai, dono do grupo.
Os módulos do material variam de R$ 19 mil até R$ 500 mil, o que equivale a uma economia de 30% a 40% em relação a uma construção normal, pois são eliminados os gastos com fundação e alvenaria da obra. Apesar disso, André Krai conta que, no início da empreitada, o público brasileiro "torcia o nariz" para a novidade, que pouco tempo depois se tornou algo moderno e cool.
Vantagens e cuidados
Apostando nesse diferencial, a empresária Patrícia Santiago abriu há um ano em Salvador uma unidade da Container Ecology Store, franquia do Grupo Container. "Quis trazer para a cidade uma loja de roupas diferente. O público se empolgou e até hoje temos muita visitação", diz ela.
Além do baixo custo, do design chamativo e da durabilidade (a vida útil de um contêiner é de 90 anos), outro benefício apontado por quem investiu em contêineres é a mobilidade. "Se o ponto ficar saturado, por exemplo, o empresário não perde o investimento, ele pode simplesmente transportar o negócio para outro local", explica Joel Fernandes, proprietário do Container Espeto Bar.
Loja de roupa Ecology Store funciona em um contêiner (Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE)
A ideia de trabalhar o material como bar deu tão certo que Fernandes, há oito anos no ramo de restaurantes, pretende franquear o negócio. "Outra unidade será inaugurada em dezembro, em Lauro de Freitas, e, a partir daí, quero oferecer a franquia em diferentes formatações de módulo", conta ele.
O sucesso dos empreendimentos depende, no entanto, de alguns cuidados em relação à natureza do material utilizado, e o primeiro deles é a higienização adequada, uma vez que os contêineres podem ter sido usados para o transporte de cargas perigosas. "É preciso cobrar do vendedor documentos que comprovem o tipo de carga transportada, para evitar o risco de contaminação", explica a analista da Unidade de Economia Criativa do Sebrae-Bahia, Cristiane Serra.
O projeto de decoração do negócio também deve ser condizente ao local em que ele funciona, principalmente porque a própria estrutura metálica já representa um elemento decorativo. "Uma dica é contratar um bom serralheiro, para construir as portas e divisórias do ambiente", diz Joel Fernandes.
Se a intenção for manter o clima de baixo impacto ambiental, caixotes de madeira podem ser aproveitados como prateleiras e corrimãos de ônibus podem se transformar em araras de roupas.
Confira as vantagens dos contêineres
EconomiaA estrutura elimina os gastos com terraplanagem, construção em alvenaria e reduz custos de pintura, sendo de baixo impacto ambiental
Modularidade
Comercializada em módulos, a estrutura permite a montagem de negócios de diferentes tamanhos, facilitando também a expansão espacial do empreendimento, já que as peças são facilmente encaixáveis entre si
Transporte
Leves, os contêineres podem ser transportados para qualquer lugar. Facilmente levantados sobre estacas acima do nível do solo, os módulos são úteis em áreas com risco de inundação ou com dificuldades para terraplanagem
Design
Com forte apelo ambiental e ecológico, os projetos são desenvolvidos com modernos conceitos de design e sustentabilidade, o que chama a atenção do público
Nenhum comentário:
Postar um comentário