Segundo Karin Honorato, a substância serve para conservar os alimentos.
Ela afirma que brasileiro consome o dobro da quantidade recomendada.
Segundo ela, o sabor vem da mistura com o cloro, que forma o cloreto de sódio, ou sal de cozinha.
Para a nutricionista, os brasileiros andam consumindo mais alimentos industrializados e pré-preparados do que deveriam. “Por isso o consumo de sódio está acima do ideal”. Além disso, o sal usado no preparo de alimentos também é exagerado.
Uma colher de chá rasa de sal ou 2000 miligramas de sódio é o limite máximo que deveríamos consumir por dia, conforme a nutricionista. Porém, de acordo com Karin, o brasileiro consome, no mínimo, o dobro.
Temperos e molhos prontos – caldo de galinha, catchup e maionese, por exemplo – são destacados por Karin como grandes fontes de sódio. Ela destaca que até os adoçantes possuem sódio. A nutricionista recomenda temperos caseiros, “com pouco sal, muito alho, muita cebola e todas as ervas aromáticas, tanto secas quanto frescas”.
“O sódio em excesso aumenta a retenção de água nas células e nos tecidos e aumenta também o inchaço e o risco de pressão arterial elevada. A pressão arterial alta aumenta ainda mais os riscos de doenças cardiovasculares e o risco de morte”, afirma. O excesso de sódio ainda compromete a obesidade e a diabetes, de acordo com Karin.
Ela ressalta a importância do consumo de alimentos frescos, naturais, frutas, legumes e verduras para uma vida mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário