MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Paciente com câncer interrompe tratamento por falta de medicamento


Com custo de R$ 4 mil, frascos devem ser oferecidos pelo governo estadual.
Família recorreu ao Ministério Público para garantir remédio.

Do G1 RO com informações da TV RO

A falta de um medicamento que deveria ser oferecido pelo governo estadual compromete o tratamento de uma paciente com tumor no cérebro. Segundo a família, o estado de saúde de Maria Gagliane, de 44 anos, piorou por causa da falta de medicação. O caso foi denunciado ao Ministério Público, que notificou o Estado, mas a espera já dura 5 meses.
Junior Marinho, filho de Maria, conta que a mãe já passou por 30 sessões de radioterapia, desde a descoberta de um câncer no cérebro, em setembro de 2012.
Por se tratar de uma região delicada e de difícil acesso, o tratamento precisa ser feito a base de remédios. O frasco, de acordo com Marinho, chega a custar R$ 4 mil e a família recorreu ao MP, em dezembro do ano passado, para garantir o medicamento, que deve ser providenciado pelo governo estadual, mas a espera já dura mais de 5 meses.
"A gente deu entrada no Ministério Público porque é só por lá que a gente consegue. O Estado não fornece, o único estado que fornece é São Paulo. Ela precisa fazer quimioterapia e precisa desse remédio", conta o filho.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o medicamento necessário para o tratamento de Maria está disponível em um fornecedor em Brasília (DF), por isso o trâmite é demorado. O processo de compra foi mandado no dia 5 de fevereiro, mas a previsão é que o remédio demore mais de 10 dias para chegar. Além de Maria, outros três pacientes precisam do medicamento, em Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário