Maior diamante em forma de gota, o formato briolette, tem 75,36 quilates.
A pedra está suspensa sobre uma corrente de diamantes.

Da Reuters
Comente agora
Modelo de Hong Kong usa o diamante em evento do dia 7 de maio (Foto: Bobby Yip/Reuters)Modelo de Hong Kong usa o diamante em evento
do dia 7 de maio (Foto: Bobby Yip/Reuters)
O maior diamante tipo briolette (nome que identifica a pedra lapidada em forma de gota) já vendido em leilão alcançou o valor recorde de US$ 11 milhões nesta terça-feira (28) em Hong Kong, disse a casa casa Christie's, que não identificou o comprador, um asiático.
O briolette tem 75,36 quilates e está suspenso sobre uma corrente de diamantes. Embora tenha ficado aquém do preço máximo estimado previamente, de US$ 12,5 milhões, ele superou o recorde anterior para leilões de diamantes, que pertencia a uma pedra azul de 10,48 quilates vendida no ano passado pela Sotheby's.
"O briolette é tão raro porque precisamos encontrar uma peça de (diamante) bruto que seja grande suficiente para lapidar no estilo briolette", explicou Chinag Shiu-Fung, especialista em joalheira da Christie's.
O diamante chegou a uma joalheria dos Estados Unidos, a William Goldberg, como uma pedra bruta de 160,5 quilates.
Ele foi certificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA) como sendo o maior diamante impecável em formato briolette já avaliado na época, segundo os arquivos da William Goldberg.