MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mais de 20 mil frangos morrem na BA devido a calor excessivo, diz empresa


Queda de energia em granja teria matado os animais, argumenta empresa.
Situação ocorre em Cachoeira, recôncavo baiano. Animais tinham 50 dias.

Do G1 BA

Frangos mortos na Bahia (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)Frangos tinham 50 dias de vida e iam ser comercializados (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)
Mais de 20 mil frangos morreram por conta do calor excessivo provocado por uma queda de energia em uma granja localizada em Cachoeira, no recôncavo da Bahia, na quarta-feira (1°). De acordo com Mariza Muniz, gerente administrativa da Granja Carolina, o problema fez com que o sistema de refrigeração não funcionasse. A empresa fica no distrito de Belém.
"Ontem [quarta-feira] de manhã houve um problema na granja e os empregados ligaram para a gente. Mandamos um funcionário e, quando ele chegou lá ele, constatou que uma fase não estava funcionado. A rede aqui tem três fases e os aparelhos [eletrônicos] só funcionam com as três redes. A gente ligou pra Coelba umas 10h, eles disseram para esperar mais três horas, mas só apareceram lá quando deu 20h. Eles resolveram o problema, mas, quando foi no outro dia, 22 mil frangos foram encontrados mortos", explicou a Mariza Muniz.
Por meio de nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que irá apurar o caso. O prejuízo estimado pela empresa é de cerca de R$ 200 mil.
Frangos mortos na Bahia (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)Frangos mortos já estão em fase de decomposição (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)
Os frangos tinham 49 dias de vida e estavam em fase final para a comercialização. "O frango começa a ser retirado para venda com 45, 50 dias de vida. O frango é muito sensível. A gente precisa estar resfriando, ventilando para baixar temperatura da granja. Eles morreram por causa do calor. Dá pena de você ver. Os frangos grandes, bonitos...", lamenta.
Mariza Muniz relata que prestou queixa na delegacia da cidade contra a demora no atendimento. "Nós vamos entrar em um processo contra a Coelba. Eles levaram muito tempo para tentar resolver", afirma.
A empresa também ainda não sabe o que vai fazer com os frangos que morreram. Ela aguarda autorização da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para que os animais sejam levados para o aterro sanitário da empresa.
"Nós não podemos enterrar por causa do lençol freático. A Adap tem que autorizar que a gente leve eles para o aterro sanitário, em Muritiba. Mas eles disseram que ainda vão enviar um veterinário amanhã [sexta-feira] pra constatar que não foi doença que matou os frangos. O problema é que os frangos já estão em estado de decomposição", relata Mariza.
Frangos mortos na Bahia (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)Empresa não sabe o que vai fazer com os frangos (Foto: Mariza da Silva Muniz/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário