MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Indústria faz recall de 990 mil litros de leite; confira a lista de lotes vetados


Vonpar anunciou nesta terça-feira retirada de novos lotes do produto.
Produto foi enviado para os mercados de RS, SC e PR, segundo empresa.

Do G1 RS

Após a Operação Leite Compensado, que investiga a adulteração de leite por parte de transportadoras do Rio Grande do Sul, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul está propondo um Termo de Justamento de Conduta (TAC) às indústrias que tiveram lotes suspensos por contaminação com formol. Nesta terça-feira (28), a Vonpar, responsável pela marca Mu-Mu anunciou um recall de cerca de 990 mil litros de leite.
Por meio de nota, a Vonpar confirmou ter se reunido com o Ministério Público e garantiu ter contribuído com a investigação ao entregar documentos que podem auxiliar a identificar possíveis fraudadores. Segundo o texto, a empresa receberá o texto do TAC "em outra oportunidade".
Em anúncio publicado no estado nesta terça-feira, a empresa anunciou que fará recall em sete lotes do leite Mu-Mu produzidos nos primeiros dois meses do ano e enviados para os mercados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foram encontrados vestígios de formol em novos lotes (veja lista completa abaixo).
Uma segunda nota assinada pelo diretor da Mu-Mu, Claudio Moreira de Faria, informa que os lotes haviam passado por todos os testes exigidos pelo Ministério da Agricultura, e os vestígios de formol foram encontrados em testes de rotina. "Antes mesmo de realizarmos os testes em laboratórios externos credenciados pelo Mapa, tomando uma atitude proativa e de cautela, a empresa espontaneamente decidiu se valer da prática do recall para assegurar a qualidade do leite que chega aos consumidores", diz a nota.
Informações sobre o recolhimento dos lotes podem ser obtidas pelo telefone 0800 517 542.
Água e ureia eram adicionados ao leite
A primeira fase da Operação Leite Compensado foi desencadeada em 8 de maio e investiga transportadoras que adicionavam água e ureia ao produto para aumentar o rendimento do produto. A adulteração ocorria no leite cru, antes de chegar à indústria. Foram investigados núcleos em Ibirubá, Guaporé e Horizontina. No dia 22, uma nova fase da operação fez buscas e apreensões em Rondinha e Bos Vista do Buricá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário