Trabalhadores acreditam que a lei está sofrendo um retrocesso.
Entidade diz que a mulher trabalhadora é a que mais sofre.
Manifestantes percorreram os bairros Santa Maria e 17 de Março em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)
Cerca de cem pessoas participaram de uma passeata que percorreu os bairros Santa Maria e 17 de Março em Aracaju,
Sergipe, na manhã desta quarta-feira (1), Dia do Trabalho. Entre as
reivindicações, geração de emprego, salários compatíveis com as
atividades, moradia popular, transporte público de qualidade e melhoria
nos serviços de saúde e educação.Para Gilvani Alves, diretora do Movimento Mulheres em Luta, ainda há muito que ser melhorado antes de se comemorar. “A mulher trabalhadora é a que mais sofre. Apesar de muitas estarem inseridas no mercado de trabalho elas ainda ganham menos que os homens ao mesmo tempo em que é cada vez mais comum elas se tornarem chefes de família. É preciso garantir licença maternidade de seis meses, creche e escola de qualidade e em tempo integral, além de criar lavanderias e restaurantes populares para que essas mulheres consigam trabalhar tranquilamente e possam economizar tempo nas tarefas de casa que acaba sendo uma jornada dupla para elas”, explica. De acordo com Gilvani o déficit de vagas em creches chega a 7 mil em Aracaju.
Anulação da reforma da Previdência e do acordo coletivo foram reivindicadas (Foto: Marina Fontenele/G1)
Moradia popularMoradores de uma ocupação também participaram do ato público. Eles moravam em áreas de risco do bairro Santa Maria, mas tiveram que deixar o local. Em outubro de 2012 eles invadiram casas e apartamento destinados à moradia popular que estavam quase prontos, mas foram despejados em uma ação de reintegração de posse feita nos dias 21 e 22 de março.
Este grupo está fazendo um abaixo-assinado para entregar à Prefeitura de Aracaju, Energisa, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) e pedir ações emergenciais na nova ocupação que fica entre o bairro 17 de Março e o Conjunto Costa Nova no bairro Aruanda.
Mais manifestações
A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) também realizou um ato público na manhã desta quarta-feira (1) no Conjunto Sol Nascente no bairro Jabutiana, na capital. A manifestação também teve apresentações musicais de artistas sergipanos e sorteio de brindes entre os trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário