Cinco ambulâncias, que estavam paradas, serão disponibilizadas.
13 municípios enfrentam epidemia de dengue no Paraná.
Ainda segundo a SESA, as ambulâncias foram priorizadas em virtude da quantidade de casos da doença registrados na região. "Enquanto nós tivermos o risco e o aumento das notificações, os veículos serão usados", explica o chefe regional de saúde de Maringá Kazumichi Koga.
De acordo o último boletim da SESA, divulgado na segunda-feira (25), mais dois municípios se encontram em situação de epidemia no estado desde o início de 2013, totalizando 13. São João da Caiuá, no noroeste, e Engenheiro Beltrão, na região centro-ocidental – que apresentaram 27 e 65 casos, respectivamente – entraram na lista por ultrapassarem a marca de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes.
Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá, Peabiru, Fênix, Quinta do Sol, Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também estão com epidemia da doença. Os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do estado.
Mais de 90 municípios do Paraná terão que devolver as ambulâncias doadas pelo governo federal. A devolução foi determinada pelo Ministério da Saúde porque, apesar dos veículos estarem disponíveis, as prefeituras não implantaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em alguns casos as ambulâncias estão paradas em garagens e estacionamentos há dois anos.
A resposta para a não implantação das ambulâncias está na administração municipal. As ambulâncias são doadas pelo governo federal e devem atender regiões, porém, os prefeitos do Paraná não chegaram a um acordo sobre a manutenção do Samu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário