Estrela criou versão Cidade Olímpica do jogo, que destaca obras recentes.
Tabuleiro do jogo homenageia a cidade e causou alvoroço na internet.
Foto da caixa do jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica (Foto: Reprodução)
O Ministério Público do Rio de Janeiro
(MPRJ) instaurou, nesta quarta-feira (27), um inquérito civil para
apurar irregularidades na compra de 20 mil unidades da versão do jogo
“Banco Imobiliário” pela prefeitura do Rio de Janeiro. O tabuleiro do
jogo, que homenageia a cidade, vem causando alvoroço nas redes sociais.O município deverá informar a natureza do ajuste celebrado com a Estrela. Deverá também remeter ao MPRJ cópia do processo administrativo em que contrata a aquisição dos jogos, e informar se as despesas foram custeadas com verbas da Educação.
A Estrela deve prestar esclarecimentos sobre como a prefeitura participou na definição do conteúdo do brinquedo. A versão do jogo “Banco Imobiliário - edição Cidade Olímpica” contém logotipo e projetos da gestão do atual prefeito, Eduardo Paes. A Transcarioca, o Museu do Amanhã, o Parque Olímpico e a RioFilme são citados nos brinquedos, comprados pela prefeitura por R$ 1.050.748,00.
Edição especial temática
Segundo a assessoria da fabricante do jogo, a Estrela, esta não a primeira vez que o clássico jogo de tabuleiro tem uma edição especial temática. Fabricado no Brasil desde a década de 40, o jogo já teve localidades de São Paulo e usou temas tão diversos como Bob Esponja e sustentabilidade. Em meados de 2012, a Estrela procurou a Prefeitura do Rio para usar nomes de ruas, praças e monumentos para criar o jogo Cidade Olímpica.
Os locais e pontos turísticos selecionados para o jogo foram escolhidos por um grupo de executivos da empresa. O Banco Imobiliário Cidade Olímpica só deve chegar às lojas em maio e o preço sugerido pelo fabricante varia entre R$ 89 e R$ 99. O projeto foi apresentado e a Prefeitura gostou tanto da ideia que adquiriu 20 mil exemplares, a um custo de R$ 1.050.748.
A divulgação do Banco Imobiliário Cidade Olímpica acendeu uma discussão nas redes sociais. Há quem apoie a criação do jogo que divulga e enaltece a cidade, mas há quem critique e veja na iniciativa uma jogada política da Prefeitura do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário