Valemax pode transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro.
Até o fim de 2013, serão 35 supernavios em operação, diz Vale.
O Vale Brasil atracou no porto de Kimitsu, da Nippon Steel & Sumitomo Metal (NSSMC) próximo a Tóquio. A primeira parada do Vale Brasil foi no porto de Oita, também da NSSMC, onde descarregou cerca de 200 mil toneladas de minério de ferro. O restante da carga foi entregue no porto de Kimitsu. A NSSMC já tinha recebido, no porto de Oita, um navio do tipo Valemax em junho de 2012.
Os Valemax atracam nos portos de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), e também na Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas, informou a vale.
Segundo a companhia, até o fim de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para transportar minério de ferro – 19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.
Em outubro de 2012, o Vale Minas Gerais atracou pela primeira vez no Porto de Villanueva, em Mindanao, nas Filipinas.
Vale Minas Gerais, navio supercargueiro do tipo Valemax, no porto de Villanueva, nas Filipinas
(Foto: Divulgação/Agência Vale)
A Vale explica que os supercargueiros fazem parte da estratégia da
companhia para diminuir a distância entre o Brasil e a Ásia, principal
mercado consumidor de minério de ferro. A China não permite a atracação dos grandes navios da Vale e a cumpanhia usa portos próprios e centros de distribuição para levar o minério da China em navios menores.
(Foto: Divulgação/Agência Vale)
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