MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuva paralisa colheita da soja na região oeste de Mato Grosso


Chuva impede que as máquinas entrem na lavoura.
Agricultores temem que os grãos estraguem com o excesso de umidade.

Do Globo Rural

A poça d’água é sinal de que tem chovido muito. Na fazenda em Campo Novo do Parecis, região oeste de Mato Grosso, o agricultor Marlon Fedrizi está preocupado porque isso atrapalha a colheita da soja. Ele plantou 2600 hectares, colheu 300 e teve que parar. "Esse momento preocupa porque já estamos fechando semanas sem sol. O grão vai acabar chegando no ponto de maturação com umidade", explica.
Ainda assim, o oeste do estado é a região onde a colheita está mais avançada, 4% das lavouras já estão com o trabalho concluído, de acordo com o último levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Aplicada.
Em outra propriedade, as máquinas estão paradas. Na área de 3800 hectares, o produtor colheu até agora apenas 10% e a preocupação no momento é com o excesso de chuva, já que a lavoura foi dessecada. Se o grão não for retirado, pode haver perdas.
O que dá um pouco de esperança aos produtores é que no mercado, o preço da soja este ano continua melhor do que na mesma época do ano passado, conforme avalia o corretor Clóvis Félix. “As primeiras colheitas já estão sendo comercializadas. Os preços estão razoáveis e alguns produtores estão aproveitando”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário