MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Sertanejos sofrem com a pior seca dos últimos 30 anos em Sergipe


Estiagem e o calor forte no Alto Sertão prejudicam produção agrícola.
Queda é de 80% na produção leiteira. Há seis meses.não chove na região.

Denise Gomes Do G1 SE

Os sertanejos têm sofrido muito com a pior seca dos últimos 30 anos no estado de Sergipe. Em cidades do Alto Sertão, o calor forte com temperaturas próximas aos 40 graus, tem provocado desconforto aos moradores, bem como aos animais que buscam refúgio nas sombras dos poucos arbustos que restam. Há seis meses não chove forte na região.
Na cidade de Canindé de São Francisco (SE), distante 213 km de Aracaju, a produção de leite teve queda de 80%, já que não há vegetação para alimentar o gado. Os rebanhos foram reduzidos, muitos produtores tiveram que vender os animais para não terem um prejuízo ainda maior. As poucas unidades que restam nas propriedades sofrem com os açudes secos e a ausência de sombras.
“Há mais de três meses que parei de produzir leite. Soltei alguns bezerros que tinha para ver se conseguiam se criar perto das vacas e assim, durar um pouco mais. Neste momento estou sem lucro nenhum, cheguei a procurar alguns compradores, mas ninguém quer os animais”, disse Jorge Luiz dos Santos, agricultor.
A população, a exemplo dos animais, também sofre as consequências da falta de água, que mesmo em locais onde há rede de abastecimento, o recurso não chega às torneiras.  “Em alguns pontos da cidade a água chega com dificuldade e em outros não”,  revela o mecânico João Duca.
Estiagem no Sertão de Sergipe deve permanecer até o final de março (Foto: Flávio Antunes/G1 SE)Estiagem deve continuar no Sertão de Sergipe
(Foto: Flávio Antunes/G1 SE)
De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, o calor deve continuar forte em todo o verão. Neste fim de semana a previsão é de chuvas, porém concentradas em áreas próximas ao litoral.
Segundo a meteorologista Aline Oliver, a chuva ocorre por causa do calor e pela influência da umidade que vem do mar. Mas, mesmo assim, a temperatura continuará alta podendo chegar a 33 graus em cidades do litoral e 38 graus no agreste e sertão do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário