MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de junho de 2012

Cavalhada deve ser realizada neste domingo em Poconé, Mato Grosso


Evento tradicional ocorre desde 1956 em cidade pantaneira.
Manifestação lembra batalha histórica entre cristãos e mouros.

Do G1 MT

Batalha histórica entre cristãos e mouros marca a cavalhada em Poconé (Foto: Júlio Rocha /Secom-MT)Batalha histórica entre cristãos e mouros marca a cavalhada em Poconé (Foto: Júlio Rocha /Secom-MT)
A tradicional Cavalhada deve ser realizada neste domingo (10) no Clube Cidade Rosa em Poconé, município pantaneiro localizado a 104 km de Cuiabá. O evento acontece todos os anos durante a Festa de São Benedito. As festividades tiveram início no dia 29 de maio com a novena dedicada ao santo.
A manifestação cultural de cunho religioso é associada a famosos episódios da história e da literatura universal. A batalha é encenada e é composta por dois exércitos: o cristão representado pela cor azul-turquesa e o mouro representado pela cor vermelha.
Nesta luta são utilizados dezenas de cavalos e cavaleiros que têm por objetivo salvar uma princesa presa em uma torre permanentemente vigiada. Os brasileiros começaram a encenar a batalha ainda nos tempos coloniais, mas, em Poconé, a tradição surgiu em 1956.
A batalha conta com personagens como a rainha, os cavaleiros cristãos e mouros, pajens, máscaras, guardas do castelo, entre outros. Compõem a cena os castelos, suportes das provas, argolas, arcos, bastões, bandeiras, judas e fogos de artifício. São usadas também espadas, lanças e revólveres com munição de festim. O evento começa neste domingo a partir das 8h.
A programação continua no dia 12, a partir das 6h, com missa, o tradicional chá com bolo na Casa das Festas e a visita das Bandeiras. No dia 14, será a vez da diplomação da Rainha e Cavalheiros de São Benedito e o baile na Casa das Festas. No dia 15, acontece o Leilão de Prendas no Haras Santa Rita. Dia 16, será a vez da reunião anual da Irmandade do Glorioso São Benedito no Centro Social Beneditino; também acontece o almoço de confraternização para os membros da Irmandade de São Benedito, na Casa das Festas. No período noturno, ocorre a iluminação do Arco do Glorioso São Benedito no adro da Igreja Matriz, com a Dança dos Mascarados e show pirotécnico, seguido de show popular. Encerrando as atividades, no dia 17, a comunidade realiza a Procissão dos Anjos e Missa Solene, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com a apresentação dos próximos festeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário