MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de junho de 2012

Tubérculos são importantes para o organismo, diz nutricionista


Karin Honorato fala sobre benefícios de alimentos como beterraba e rabanete.
Segundo ela, o inhame ajuda a equilibrar ansiedade e TPM.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala na coluna deste sábado (9) sobre os tubérculos: plantas que possuem raízes grossas que são consumidas por nós, como o rabanete, o nabo, a cenoura e o inhame. De acordo com Karin, nesta parte há uma grande quantidade de amido, fonte de energia para o nosso organismo. Ela fala ainda sobre os benefícios de cada tubérculo. “Consumidos adequadamente, podem ajudar no emagrecimento”, conta.
O rabanete é um tubérculo indicado para saladas. Segundo a nutricionista, o ideal é consumi-lo com a casca. Ele é rico nas vitaminas A, C e B3, que ajudam na resistência. O rabanete também possui grande quantidade de enxofre, que ajuda o organismo a desintoxicar, melhorando, assim, a saúde do fígado e da vesícula.
O nabo possui boas quantidades de cálcio e vitamina K, importante para os ossos. A nutricionista explica que este é um tubérculo que tem ação diurética.
“Muitas pessoas tem medo de consumir a beterraba, inclusive os diabéticos”, explica a nutricionista. Apesar disso, Karin afirma que ela é um alimento muito importante para a saúde, pois é rica em ferro, ácido fólico e vitamina C, além de ser indicado para casos de anemia. A nutricionista destaca que a substância mais importante na beterraba é a betaína, que ajuda a produzir acido clorídrico e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Já a cenoura é a melhor fonte de betacaroteno. Um pigmento que protege a pele, além de ser o melhor nutriente para a prevenção de câncer de pulmão. Segundo Karin, a cenoura possui também uma boa quantidade de luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a proteger a degeneração macular.
O inhame, também conhecido como cará, é um tubérculo essencial para o sangue. “Conhecido inclusive como depurativo do sangue”, explica Karin. Ele é um alimento que possui boas quantidades de vitamina B6, que ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor, além de ajudar a equilibrar a ansiedade, e a Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM. Karin Honorato também alerta que o inhame é uma excelente opção para ser substituída pelos pães e outras farinhas.
A mandioca é fonte de ferro, substâncias antioxidantes, cálcio e vitamina C. Porém, apesar de ser um alimento nutritivo, Karin Honorato alerta que se há histórico de problemas de tireóide na família, a mandioca deve ser consumida moderadamente.
Mandioquinha, batata baroa, cenoura amarela são vários os nomes para o mesmo alimento. Este tubérculo é rico em vitamina B3, importante para o equilíbrio do colesterol no organismo. É um alimento muito bom também para auxiliar na digestão.
A batata doce, muito indicada para quem faz atividade física, é uma importante repositora de glicogênio muscular, além de uma excelente fonte de energia. Já a batata inglesa é conhecida como uma grande vilã para aqueles estão de dieta. Porém, Karin alerta que o risco não é tão grande, e que a batata inglesa é fonte de potássio, vitamina C e cucuamina. “A atenção vai para o consumo errado da batata. Cozida, ela tem, em média, 50 calorias. Frita, ela pode chegar até a 500”, alerta.
Por fim, Karin conclui que os tubérculos são importantes para o nosso organismo, além de serem excelentes substitutos para o arroz, a farinha e o pão. “Mas eles devem ser consumidos com moderação”, finaliza Karin.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário