MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

OAB cobra explicações de Lula sobre suposta pressão a Gilmar Mendes


Segundo revista, Lula sugeriu que ministro adiasse julgamento do mensalão.
Presidente da entidade defendeu independência de magistrados.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília
Diante da polêmica gerada pela suposta pressão do ex-presidente Lula para adiar o julgamento do mensalão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, cobrou que o petista explique o episódio relatado no último final de semana pela revista "Veja".

Segundo a publicação, Lula teria sugerido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes o adiamento do julgamento do mensalão em troca de proteção ao magistrado na CPI do Cachoeira, que investiga a relação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. A blIndagem ocorreria por conta de uma viagem feita a Alemanha, na qual Mendes teria encontrado o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), investigado pelas relações com o contraventor.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (28), o dirigente da OAB defendeu a independência da Suprema Corte, ainda que a nomeação de seus integrantes se dê por uma escolha pessoal do presidente da República. Para Ophir, não caberia ao chefe do Executivo tratar os ministros do STF como “sendo de sua cota pessoal”, exigindo proteção ou tratamento diferenciado.

“O Supremo Tribunal Federal, como instância máxima da justiça brasileira, deve se manter imune a qualquer tipo de pressão ou ingerência”, enfatizou o dirigente no documento.

O presidente da Ordem também afirmou que é “desonroso, vergonhoso e inaceitável” tentar influenciar o Judiciário. Segundo Ophir, interferências políticas retirariam a independência e impessoalidade dos magistrados.

“A ser confirmado o teor das conversas mantidas com um ministro titular do Supremo, configura-se de extrema gravidade, devendo o ex-presidente, cuja autoridade e prestígio lhe confere responsabilidade pública, dar explicações para este gesto”, escreveu Ophir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário