Bike Anjo mostra rotas e acompanha novos ciclistas pela cidade.
Capital é apontada como cidade com pouca infraestrutura para a prática.
De acordo com o coordenador do grupo em Pernambuco, Ênio Paipa, o Recife ainda não está preparado para receber as bicicletas. “Infelizmente a situação é muito desfavorável ao ciclista, por conta da falta de respeito à legislação de trânsito. Temos baixa infraestrutura para ciclistas no Recife. Isso vai prejudicando quem quer usar bicicleta no dia a dia , toda hora, como meio de transporte”, contou. O Bike Anjo começou suas atividades em São Paulo, mas ganhou um braço na capital pernambucana.
No atendimento dos voluntários, há informações sobre as rotas mais adequadas, legislação de trânsito e dicas de segurança. “Os solicitantes vão ao site e preenchem formulário, informando trajeto, horário, e a gente adequa e encaminha um voluntário para levar a pessoa no caminho, acompanhando”, contou. Caso a pessoa não saiba pedalar, o atendimento é diferente “Quando a pessoa não sabe muito bem, a gente pega um dia como um feriado e faz o caminho com ela. Passamos informações de legislação de trânsito, cuidados”, concluiu.
Dentre as orientações do grupo, está a compra da bicicleta adequada ao tamanho e à altura da pessoa. Se a pessoa deseja fazer trilhas, são indicados os equipamentos que possuem pneus mais largos, por exemplo. Equipamentos de segurança, como luva e capacete também são altamente recomendados pelos ciclistas mais experientes. “Quando a gente cai, a primeira coisa que acontece é a gente colocar a mão e bater com a cabeça. A luva e o capacete já evitaram acidentes comigo”, alertou Paipa.
Os interessados em obter o serviço dos voluntários do Bike Anjo pode entrar em contato através do site do grupo.
Recomendações
Os ciclistas devem respeitar os sinais de trânsito nos cruzamentos e sempre sinalizar quando forem dobrar à direita ou à esquerda. Quem anda de bicicleta nunca deve andar pela contramão – o mais seguro é seguir no sentido estabelecido para carros e ônibus. Os ciclistas devem respeitar os locais reservados para os pedestres, não andando nas calçadas.
Quando está desmontado, empurrando a bicicleta, o ciclista tem os mesmos direitos e deveres de quem anda a pé. Neste momento, ele só deve atravessar uma rua na faixa de pedestre. Espelho retrovisor, campainha e sinalização noturna são os equipamentos obrigatórios para as bicicletas feitas para circular nas ruas, que são aquelas com rodas de aro superior a vinte
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