MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de outubro de 2011

Festa da Jabuticaba de Hidrolândia entra para calendário oficial de Goiás

 

Mais de 150 produtores exploram essa atividade e geram 1.500 empregos.
Cultura incrementa turismo local; numa única propriedade há 31 mil pés.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
A importância da jabuticaba para todo o Estado será oficialmente reconhecida com a Festa da Jabuticaba, de quinta-feira (6) a domingo (9), em Hidrolândia, município a 36 km de Goiânia. A cidade é considerada como a maior produtora dessa fruta em todo o Estado.
Segundo o secretário de Administração de Hidrolândia, Jurandir José Pereira, hoje existe uma lei aprovada na Assembleia Legislativa, que, pela primeira vez, coloca a Festa da Jabuticaba como parte integrante do calendário oficial do Estado de Goiás. “Agora teremos uma festa conhecida em todo o Estado”, destaca.
De acordo com o secretário, mais de 150 produtores rurais exploram comercialmente a jabuticaba no município. “Isso gera cerca de 1.500 empregos na época da colheita e divisas para o município, com a visita de turistas”, conta. Somente na Fazenda Jabuticabal, no distrito de Nova Fátima, mais de 20 funcionários foram contratados para trabalhar na colheita da jabuticaba.
Irrigação
O produtor rural Paulo Antônio Silva, dono da Fazenda Jabuticabal, com 31 mil pés de jabuticaba, comenta que o clima ajudou na safra deste ano. “A falta de chuva nos últimos meses fez com que tivéssemos controle total do pomar, por meio da irrigação. Os pés estavam em período de dormência, então avaliamos os que estavam mais prontos para dar frutos e intensificamos a irrigação”, explica o empresário.
De acordo com Paulo Antônio Silva, o sabor adocicado da fruta garante as vendas. Por isso, na fazenda a serviço não pára. Todos os dias caixas e mais caixas de jabuticaba são colhidas. Brasília é um grande mercado consumidor. “Enviamos para lá de 60 a 80 caixas de 30 quilos por dia”, diz Paulo.
Para o trabalhador rural Luciano Pereira dos Santos, que faz a seleção das frutas, o trabalho é bom e permite juntar algum dinheiro. “Todo o dinheiro que recebo aqui vai para o banco. Estou guardando para o futuro”, revela.
ProdutosNa fazenda tem produção de vinhos, licores e aguardente. Tudo de jabuticaba é claro. Além da adega e a indústria, há uma nova opção para o visitante. O mirante do restaurante da propriedade, que tem vista para os 31 mil pés de jabuticaba.
Na cozinha, a dona Márcia, que é mulher do Paulo Antônio Silva, prepara receitas que tem a fruta como ingrediente. Na farofa, além pimentão verde, vermelho e amarelo, linguiça e tomate, vai doce de jabuticaba. E o pernil é recheado com requeijão e geleia de jabuticaba. A sobremesa também leva a fruta: sanduíche de sorvete com geleia de jabuticaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário