MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Em RO, índios denunciam ação de madeireiros em áreas de reserva

 

Suruí denunciam ação dentro da reserva Sete de Setembro.
Eles se queixam da falta de ação da polícia e da Funai.

Do Globo Rural
A placa logo na entrada da terra indígena Sete de Setembro alerta: a área é de preservação ambiental e deve ser respeitada. O território do povo paiter-suruí tem cerca de 250 mil hectares entre o sudeste de Rondônia e o noroeste de Mato Grosso.
Cerca de 1300 índios vivem espalhados em 25 aldeias. Hoje, eles enfrentam um grande problema: dizem que as terras estão sendo invadidas e exploradas por madeireiros.
O líder indígena se preocupa com a situação da reserva. Almir Suruí é conhecido internacionalmente pela luta em defesa dos direitos dos povos indígenas e por trabalhos de preservação ambiental.
No território suruí, ele implantou projetos de comercialização de crédito de carbono e de reflorestamento com plantas nativas. Com tantos esforços para preservar o meio ambiente, Almir quer ajuda para proteger a terra.
A coordenadoria da Funai em Cacoal informa que há anos sabe dos problemas dentro das terras indígenas Sete de Setembro e que ações estão sendo planejadas e realizadas em parceria com instituições federais, mas as informações são sigilosas.
A polícia federal de Rondônia informa que está investigando o caso. O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo que a justiça anule as licenças ambientais cedidas às madeireiras pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário