MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Índios protestam e ocupam canteiro de obras de Belo Monte, no PA

 

No Rio Xingu, eles pediram a suspensão do projeto.
Representantes de movimentos sociais também participaram.

Do Globo Rural
A rodovia Transamazônica foi bloqueada com pedras na altura do quilômetro 50. Os manifestantes também ocuparam o canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, em frente ao trecho interditado, no ramal Santo Antônio, localizado no município de Vitória do Xingu, no Pará.
Cerca de 3700 operários das obras de Belo Monte não puderam trabalhar. Quatrocentas pessoas, entre indígenas de 18 etnias, agricultores, pescadores, ribeirinhos e representantes de movimentos sociais protestaram contra a construção da barragem do Rio Xingu.
Os índios estavam pintados como se fossem para a guerra e armados com arcos e flechas. Eles exigiram a paralisação imediata das obras, pois alegam que não foram ouvidos pelo governo.
Uma decisão judicial determinou que os manifestantes liberassem a rodovia e o acesso ao canteiro de obras.
A Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte, informou que o projeto da hidrelétrica é acompanhado pelo Ibama e pela Funai. A empresa diz que preza o diálogo com as comunidades e que, desde o início, tudo foi conduzido em concordância com a população local e com os índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário