MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ciclista sai do Amazonas e inicia viagem por todas as capitais do Brasil

 

Valdeni Alves quer quebrar recorde e fazer trajeto em menos de 345 dias.
Ele concluiu primeira tentativa em maio deste ano, após pedalar por 347 dias.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
Valdeni Pinheiro Alves, 33 anos, quer passar por 26 estados e o Distrito Federal em menos de 345 dias (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro Alves)Valdeni Pinheiro Alves, 33 anos, quer passar por 26 estados e o Distrito Federal em menos de 345 dias (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro Alves)
O ciclista amazonense Valdeni Pinheiro Alves, 33 anos, inicia, nesta sexta-feira (7), a segunda viagem pelas 26 capitais do país e o Distrito Federal. Ele começa a pedalar de sua cidade natal, Humaitá (AM), e pretende terminar a viagem em Macapá. Alves já completou esse trajeto, de 23 mil  quilômetros, em maio deste ano, após pedalar durante 347 dias. O objetivo, desta vez, é fazer o mesmo percurso em menos de 345 dias.
Segundo Alves, esse é o recorde do ciclista Silvio Marchiori, do Paraná, que pedalou 20 mil quilômetros no período.
Na primeira tentativa, Alves saiu de casa, em Humaitá, em 17 de maio de 2010 e chegou ao último destino da viagem em 29 de maio deste ano, em Macapá. (veja vídeo ao lado) "Tive problemas para registrar meu percurso. Tive um caderno ata roubado durante minha viagem e por isso não consegui bater o recorde. Agora vou fazer diferente, vou registrar tudo que puder durante o percurso. Quando completar um caderno ata, mando pelos Correios para casa, por segurança."
Para evitar problemas nesta viagem, Alves vai partir do 2º Cartório de Registros de Humaitá, onde sua partida de bicicleta será registrada. "Foi o jeito que encontrei para não dar nada errado", disse o ciclista, que voltará a postar suas fotos no Orkut. Para descontrair, o amazonense gosta de fazer poses inusitadas nas fotografias. "É para ficar uma diferente da outra. Uso um tripé improvisado para fazer as fotos", disse ele.
Amazonense Valdeni Pinheiro Alves, 33 anos, quer passar por 26 estados e o Distrito Federal em menos de 345 dias (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro Alves)Amazonense Valdeni Pinheiro Alves, 33 anos, quer passar por 26 estados e o Distrito Federal em menos de 345 dias (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro Alves)
Ciclista nato
Ele já tinha feito uma viagem semelhante em 2008, quando percorreu nove estados em cinco meses. Naquele ano, Alves não tinha o objetivo de cumprir metas e nem ultrapassar recordes de tempo e trajeto.
No percurso feito entre 2010 e 2011, Alves seguiu a rotina de pedalar, no mínimo, 100 quilômetros por dia, chegando a atingir 220 quilômetros, de Água Clara (MS) até Carneirinho (MG). "Dessa vez, quero manter uma média de 150 quilômetros por dia."
Para completar a rotina, o amazonense disse que está de bicicleta nova. "Preciso agradecer ao povo de Humaitá pela força e apoio. Principalmente ao advogado Antonio, que me deu uma bicicleta nova e ao Júnior, da panificadora Capanema, que vai me apoiar durante todo o trajeto. Eles são importantes para mim, pois não tenho patrocínio."
Valdeni Pinheiro na linha do Equador, no Amapá, no fim do trajeto por todas as capitais do país (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)Valdeni Pinheiro na linha do Equador, no Amapá, no fim do trajeto por todas as capitais do país feito entre 2010 e 2011 (Foto: Arquivo Pessoal/Valdeni Pinheiro)
Primeira tentativa
Em 2010, depois que saiu de casa, Pinheiro seguiu para Porto Velho, depois pedalou para Rio Branco, voltando em seguida para Porto Velho, de onde saiu para Cuiabá, Goiânia, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro.
Em seguida, ele foi para São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, voltou para Florianópolis, Curitiba, passou por Campo Grande, Belo Horizonte, Distrito Federal e Goiânia. Pinheiro voltou a pedalar por Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Boa Vista e Macapá.
Nesta segunda tentativa, o amazonense vai sair de Humaitá, pedalar até Porto velho, passar por Cuiabá, Goiânia, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.
Depois, ele segue pelo Sul do país, pedalando por Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre. Em seguida, ele sobe para Campo Grande, Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco. Alves volta para Porto Velho, de onde viaja para Manaus, passando por Boa Vista e encerra o trajeto em Macapá.
Ciclista pedala 8 meses (Foto: Glauco Araújo/G1)G1 encontra Valdeni Pinheiro Alves quando ele completava oito meses de viagem, em janeiro de 2011, no Rio de Janeiro (Foto: Glauco Araújo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário