MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Postos de coleta recolhem remédios vencidos e inutilizados em Goiânia

 

'Compromisso Ambiental Artesanal' conta com 12 postos de recebimento.
Descartar medicamentos no meio ambiente é perigoso, alerta Anvisa.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Com o objetivo de reforçar a coleta de medicamentos vencidos em local apropriado, uma farmácia de manipulação de Goiânia lançou nesta segunda-feira (27) o projeto “Compromisso Ambiental Artesanal”, que conta com 12 postos de recebimento. “Frascos de vidros poderão ser reciclados e os remédios serão entregues à empresa específica de incineração”, declara o farmacêutico Evandro Torkarski.
Preocupada com o destino dos medicamentos inutilizáveis, a psicóloga Gabriela Borges foi até uma unidade de recolhimento. “Temos que nos preocupar em fazer a coletar de remédios com data de validade vencida, pois uma criança pode ingerir e ter sérios problemas de saúde”, ressalta.
Orientações
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), descartar restos de medicamentos no meio ambiente é perigoso. Segundo o órgão, as substâncias químicas dos remédios podem contaminar o solo e a água. Porém, a aposentada Darci Barbosa admite que não segue as indicações. “Quando os medicamentos vencem, jogo no lixo. Se não servir pra mim, não será útil para ninguém”, afirma.
Segundo a diretora da Vigilância Sanitária de Goiânia, Mirtes Bezerra, existem outros fatores que comprometem a qualidade dos medicamentos, além da data de validade: “O local que foi armazenado, a temperatura e luminosidade podem alterar eficácia do produto ou até mesmo trazer problemas de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário