MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pesquisador descobre forma de controlar o anelamento da goiaba

 

Problema é causado, principalmente, por questões climáticas.
Tratamento dispensa o uso de agrotóxico.

Do Globo Rural
O pesquisador Luiz Carlos Caetano, do Incaper, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural, encontrou a resposta para controlar o problema do anelamento da goiaba.
Há 16 anos, o agricultor Renato Tedesco produz goiaba no sul do Espírito Santo. Os frutos estão com a casca limpa e brilhante. “Eu perdia praticamente 50% no período do inverno. Agora, praticamente não há perdas”, diz.
O anelamento é um problema causado, principalmente, por questões climáticas, como seca ou frio intensos, o que prejudica a absorção de cálcio pela raiz da goiabeira. O resultado são imperfeições na casca da fruta. O distúrbio não prejudica a saúde de quem consome a goiaba, mas faz o fruto perder valor comercial para a venda in natura.
A pesquisa, realizada há cerca de quatro anos, encontrou uma forma de evitar o anelamento dos frutos. O responsável pelo estudo, o agrônomo Luiz Carlos Caetano, conseguiu identificar a origem do problema. “Constatamos que em frutos sadios o teor de cálcio era até seis vezes mais do que em frutos com problema”, explica Caetano.
A partir do estudo o agrônomo desenvolveu uma solução considerada simples, barata e eficaz para controlar a perda de cálcio. O tratamento dispensa o uso de agrotóxico e é feito com a aplicação de cloreto de cálcio, deve ser realizada uma vez por mês, desde a fase de flor da goiaba. Mais informações sobre o assunto estão no site da Incaper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário