MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Minas Gerais participa de projeto de revitalização do São Francisco

 

Ações se concentram junto aos agricultores de cerca de 200 municípios.
É promovida a recuperação do solo e das nascentes do rio.

Do Globo Rural
Nos últimos anos, uma série de medidas tem sido tomadas para proteger o rio São Francisco. Em Minas Geraisx, cerca de 200 municípios participam do projeto de revitalização.
Áreas são desmatadas para servir de pasto e para a agricultura. A poucos metros fica o rio São Francisco, de onde vem a água para a irrigação e para onde volta a enxurrada que faz caminho na estrada de terra e contribui para o assoreamento do rio.
O córrego Trinchete, em Pirapora, no norte de Minas Gerais, cheio de pedras e folhas, está assoreado. Se o córrego voltar a correr, ajudará o córrego do Onça, que deságua no rio São Francisco.
A recuperação de rios faz parte do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. O projeto ainda não chegou a Pirapora e os produtores do assentamento, que não quiseram esperar, estão recuperando a mata ciliar de córregos como o do Onça. O volume de água ainda está baixo, mas há uma pequena correnteza, algo que não se via em época de seca.
As ações de revitalização do rio São Francisco contemplam 218 municípios em Minas Gerais. Em Jequitaí, os trabalhos já estão sendo realizados desde junho desse ano, com uma parceria dos governos federal e estadual.
Pequenas barragens retêm o fluxo de água da chuva, que vai alimentar o lençol freático e as nascentes e cursos d'água. Os terraços, que são cortes feitos na terra, evitarão a erosão, escoamento superficial da encosta. Outra ação importante é cercar as matas ciliares. Todas as ações irão refletir na nascente do Ribeirão da Água Suja. Além de não deixá-la secar, o objetivo é aumentar o volume de água.
Na Bahiax, os principais desafios para ajudar na recuperação do rio São Francisco são os problemas ambientais de desmatamento das nascentes, erosão e uso indiscriminado de agrotóxicos. Mas também tem problemas de gestão dos recursos hídricos.
“Para a região, o trabalho de revitalização mais importante, sem nenhuma dúvida, é o tratamento dos esgotos. Além disso, temos uma ocupação desordenada dessas margens, o que representa uma poluição que precisa ser tratada. Estamos trabalhando na busca da solução para esses problemas com as nossas administrações”, diz Geraldo dos Santos, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário