MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais de 80% dos brasileiros nunca fizeram teste para Hepatite C

 

Número é apontado por uma pesquisa feita em mais de 11 capitais do Brasil.
Dados foram divulgados em um Congresso de Hepatologia, em Salvador.

Do G1 BA, com informações da TV BA
Começou nesta terça-feira (27) o XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia, que este ano é realizado em Salvador. Organizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o Congresso traz entre seus destaques o resultado de uma pesquisa inédita sobre o conhecimento, prevenção, detecção e tratamentos da Hepatite C.
A pesquisa foi feita em mais de 11 capitais brasileiras, por meio de abordagem pessoal e aplicação de questionários, respondidos por 1.137 pessoas de ambos os sexos, com idades a partir dos 18 anos.
O resultado aponta que 51% das pessoas entrevistadas não sabem o que é Hepatite C e que embora 52% dos entrevistados manifestem preocupação em contrair a doença, 84% nunca fizeram o teste para detectá-la, o que pode ser feito com um simples exame de sangue.
No mundo inteiro, 170 milhões de pessoas têm o vírus da Hepatite C, quase seis vezes mais que o número de infectados pelo vírus da Aids. As informações são da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a estimativa é de que 1,5 milhão de pessoas tenham a doença, mas muitas não sabem e também desconhecem como ela pode ser contraída. A médica hepatologista Edna Strauss explica que existem tipos diferentes de Hepatite, além de alertar para os perigos de identificar a doença em uma fase avançada (Confira a entrevista no vídeo acima).
O presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, lembra que a Hepatite C tem 50% de chance de cura se for diagnosticada no início. Segundo ele, faltam campanhas educativas para evitar o que acontece hoje no Brasil.
"Nós estamos errando muito, não estamos diagnosticando precocemente, estamos deixando os pacientes alcançarem fases avançadas da doença e onerando o sistema público de saúde", avalia Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia (Foto: Reprodução/ TVBA)21ª edição do evento é realizada em Salvador
(Foto: Reprodução/ TVBA)
Congresso
O XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia será realizado entre os dias 27 de setembro e 1° de outubro de 2011, juntamente com a 1ª Semana Sul Americana de Fígado. Entre os palestrantes, participam do evento pesquisadores internacionais como Christian Trepo (da França) e Harry Janssen (da Holanda). A programação completa, além de mais informações sobre o evento você confere no site do Congresso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário