MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especialista dá dicas para conseguir trabalho em uma grande empresa

 

Há etapas básicas a serem seguidas na busca pelo emprego dos sonhos.
Profissionais que conseguiram colocação contam como fizeram para chegar lá.

Do G1 MS
Conseguir um emprego em uma grande empresa pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o Bom Dia MS traz dicas de especialistas para os candidatos a esse tipo de vaga.
O engenheiro de produção Josimar Romeiro da Silva, de 23 anos, conquistou emprego em uma grande empresa. O primeiro passo rumo à carteira assinada foi o estágio. Depois de um ano ganhando R$ 500 por mês e ralando muito, o profissional foi escolhido para fazer parte do quadro de funcionários. "A empresa te dá expectativa de crescimento e motiva a desenvolver seu trabalho e buscar novos conhecimentos", conta.
O supervisor de produção da companhia, Joe Alexandro Schmitz, conta que está cada vez mais difícil encontrar mão-de-obra qualificada, por isso é preferível contratar pessoas sem muita experiência e oferecer treinamento. Mesmo assim, a seleção dos candidatos é acirrada. "O funcionário precisa ser comprometido com a empresa, e que queira crescer junto", diz Schmitz.
Dificuldade maior enfrenta o empresário José Vanderley. Ele comanda uma fábrica que desenvolve componentes eletrônicos para companhias de energia e de telefonia. A atividade precisa de profissionais extremamente qualificados. "Ele tem que ter boa oratória, trabalhar em equipe, ajudar a participar das soluções estratégicas da empresa. O profissional tem que se capacitar em outras áreas, que não somente a área técnica", afirma.
Para Luciano Copinni, especialista em Recursos Humanos, há algumas etapas básicas que o candidato a uma vaga em uma grande empresa deve seguir. São elas: conhecer o mercado em que pretende atuar; elaborar um bom currículo; preparar-se bem para a entrevista; definir os meios para buscar uma vaga; traçar objetivos e metas a serem alcançadas; elaborar um planejamento; e iniciar a execução do plano.
"Hoje não existe ingenuidade no mundo organizacional. Não adianta você só ter alguém que fale bem de você. Você precisa mostrar que é competente", explica o especialista.
A vaga pode ser encontrada de várias formas: anúncios em jornais ou sites de emprego, envio de currículo diretamente para a empresa ou a empresas especializadas em captar empregos.
Há ainda o programa de trainee. As empresas fazem uma rigorosa seleção, e os candidatos passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais. Algumas empresas procuram trainees profissionais formados há dois ou três anos, enquanto outras ainda optam por recrutá-los nas faculdades. Em geral, a média de idade dos trainees varia entre 22 a 30 anos e eles têm que possuir o domínio de pelo menos um segundo idioma.
Júlio Sandim, de 26 anos, sonha com um futuro promissor. Ele cursou engenharia de controle de automação e hoje é gerente de pesquisa. "A gente sempre procura estar integrado com as novas tecnologias, não só regionais quanto a nível de Brasil. Isso garante satisfação profissional", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário